Trecho da Avenida Treze de Maio será interditado para obras do corredor de ônibus Castelo Branco em Ribeirão Preto (SP)

RP Mobi recomenda rotas alternativas e destaca orientações para condutores durante o bloqueio viário.
Image

A Prefietura de Ribeirão Preto, através da Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto (RP Mobi), anunciou que na próxima segunda-feira (08) será realizada a interdição da via sentido Bairro/Centro, da Avenida Treze de Maio, devido os trabalhos no corredor de ônibus Castelo Branco. A intervenção, conduzida pela Autem Engenharia, construtora encarregada das obras, está agendada para começar às 9 horas da manhã e deve durar cerca de três dias.

Durante esse período, a RP Mobi, emitiu recomendações aos motoristas, sugerindo uma rota alternativa para evitar transtornos:

Para aqueles que se dirigem da região da rotatória da Avenida Presidente Castelo Branco em direção à rotatória da Praça da Bíblia, é sugerido virar à direita na Rua Miguel Baracchini, à esquerda na Rua Dom Luiz do Amaral Mousinho, à esquerda na Rua Guarujá, e, finalmente, à direita para retomar à Avenida Treze de Maio, seguindo até o destino desejado.

image 2

Além disso, a RP Mobi ressaltou a importância de os condutores prestarem atenção redobrada e reduzirem a velocidade de seus veículos ao passarem pela área em obras, visando evitar acidentes de trânsito. Acesso local será permitido apenas para moradores e comerciantes na região da interdição.

A empresa também pede para que os motoristas respeitem a sinalização de trânsito; obedeçam às instruções dos agentes da RP Mobi; e utilizem vias alternativas sempre que possível, evitando passar nas proximidades das interdições. Também informa que as informações sobre bloqueios estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio, dependendo de outros fatores momentâneos, com prioridade sempre voltada para a segurança de todos os usuários da via, especialmente dos pedestres.

As obras do corredor de ônibus, que conectarão as avenidas Castelo Branco e Treze de Maio, bem como as ruas Capitão Salomão e Goiás, atingiram em abril de 2024 cerca de 50% do projeto já concluído. Neste mês os esforços se concentraram na avenida Treze de Maio, com a instalação do pavimento rígido nas paradas de ônibus, preparando o terreno para a aplicação da camada final de asfalto.

Ao longo dos 8,4 km do corredor, estão previstas 31 paradas de ônibus, todas com pavimento rígido. Essa escolha foi feita considerando o tempo que os ônibus permanecem estacionados nos pontos, visando proporcionar maior estabilidade, segurança, e reduzir as distâncias de frenagem e aceleração, além de prevenir situações de aquaplanagem por meio de um piso texturizado.

O secretário de Obras Públicas, Pedro Pegoraro, destacou a preocupação com a acessibilidade durante todo o processo de construção. “Em todas as esquinas, ao logo da extensão do corredor, foram instaladas rampas de acessibilidade e nos quarteirões onde ficam as paradas de ônibus foram colocados pisos podotátei”, afirmou o secretário.

image 3

Os corredores Castelo Branco/Treze de Maio e Costábile Romano/Presidente Kennedy, juntamente com o corredor da D. Pedro I, já concluído, compõem o eixo Leste-Oeste, abrangendo um total de 19 km, 23 bairros, 6 rotatórias, e 13 ruas e avenidas, representando uma transformação significativa na infraestrutura viária da cidade.

Imagens: Guilherme Sircili e Divulgação/RP Mobi

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.