Prefeitura do Rio anuncia mudanças para melhoria do fluxo de veículos na Avenida Brasil

Fim da faixa seletiva exclusiva nos fins de semana e feriados, além de novos limites de velocidade, passam a valer a partir do dia 23 deste mês.
Image

Na manhã desta quinta-feira (11), a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, por meio do Centro de Operações Rio (COR), alterações significativas nas regras de trânsito da Avenida Brasil, uma das vias expressas mais importantes da cidade. As mudanças, que entrarão em vigor no dia 23 deste mês, incluem o fim da faixa seletiva exclusiva para ônibus e táxis nos fins de semana e feriados, assim como nos horários de entrepico de dias úteis, das 10h às 16h e das 20h às 5h. Com isso, veículos de passeio estarão autorizados a circular nesses períodos.

O Secretário Municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, destacou a importância da constante avaliação dos resultados da Avenida Brasil e da operação do BRT Transbrasil. “A gente segue fazendo uma avaliação permanente dos resultados da Avenida Brasil e da operação do BRT Transbrasil, que teve um início bem sucedido, com a adesão da população, com as pessoas usando este novo modal de transporte público na via expressa mais importante da cidade. Mas é claro que uma mudança desse tamanho e com relevância para a cidade será objeto o tempo inteiro de avaliação, com monitoramento do time técnico da Prefeitura para que novas mudanças necessárias sejam feitas para melhorar a qualidade da via e do serviço de transporte na Avenida Brasil”.

Outra medida relevante é a definição de novos limites de velocidade na faixa seletiva. Permanecendo a velocidade máxima de 60 km/h, esta será reduzida para 40 km/h nas proximidades das estações. Além disso, caminhões não terão acesso à faixa seletiva em nenhum horário, devendo utilizar exclusivamente as duas faixas da direita na pista central da Avenida Brasil.

A Secretária Municipal de Transportes, Maína Celidonio, explicou que tais medidas visam garantir a segurança viária, especialmente devido à presença de ônibus BRT na via. “Essas regras de velocidade permanecem por uma questão de segurança viária. Esse carrro estará transitando ao lado de um ônibus BRT na altura das estações. A gente precisa que ele ande com precaução e garanta toda a segurança viária”.

Já o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis, ressaltou que a liberação da seletiva em determinados horários visa otimizar o fluxo de tráfego, permitindo que motoristas de caminhões e motociclistas possam adaptar seus horários de circulação. “A liberação da seletiva neste horário se dá porque até as 10h a quantidade de BRTs que precisam atender à população é muito maior porque também é o horário de pico dos trabalhadores. Então, a gente precisa garantir a qualidade dos serviços do BRT. A expectativa é de que, com esse horário liberado, os motoristas de caminhões e os motociclistas possam adaptar o seu horário e chegar na Avenida Brasil já num momento em que a gente tem uma faixa a mais”.

Um estudo divulgado pelo Centro de Operações Rio (COR) esta semana revelou que o número de acidentes causados por caminhões na Avenida Brasil é seis vezes maior do que os provocados por carros. Apesar da menor presença de caminhões na via, estes são responsáveis pelo segundo tipo de veículo que mais provoca acidentes, destacando a importância das medidas adotadas para mitigar tais ocorrências.

” Comparando esta semana com a semana anterior, que foi o início da operação 100% do Sistema BRT no corredor Transbrasil, a gente percebe uma melhora de mais de 20% no congestionamento. E o estudo que o COR fez mostra que qualquer ocorrência ou acidente com caminhões ou carretas provoca um alto impacto na Avenida Brasil. Essas novas medidas apresentadas hoje já são resultados dessas análises”, destacou o chefe executivo do COR, Marcus Belchior.

Regras de trânsito na pista central da Avenida Brasil, no trecho entre Trevo das Margaridas (Rodovia Presidente Dutra) e Caju (Viaduto da Treliça):

  • Faixa à esquerda da calha

Todos os dias, 24h: Exclusiva para o BRT – Velocidade máxima limitada a 60 km/h, com redução para 40 km/h em todas as estações.

  • Faixa à direita da calha

Dias úteis, de 5h às 10h, e de 16h às 20h: Exclusiva para ônibus convencionais e rodoviários, táxis e veículos de serviço (quando em operação) – Velocidade máxima limitada a 60 km/h, com redução para 40 km/h em todas as estações.
Dias úteis, de 10h às 16h, e de 20h às 5h, fins de semana e feriados: Permitida a circulação de todos os veículos, exceto caminhões – Velocidade máxima limitada a 60 km/h, com redução para 40 km/h em todas as estações.

  • Duas faixas à direita da pista central

Todos os dias, 24h: Permitida a circulação de todos os veículos – Velocidade máxima de 80 km/h.

Com 26 quilômetros de extensão, 17 estações e atravessando 18 bairros, o BRT Transbrasil tem previsão de transportar cerca de 250 mil pessoas por dia até 2030. Este é o quarto corredor de BRT implantado na cidade, ampliando o sistema de transporte de alta capacidade, que já opera com os corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica. O investimento visa proporcionar maior acessibilidade e comodidade aos usuários do transporte público na cidade, ampliando as oportunidades de conexões entre as Zonas Norte e Oeste e o Centro da cidade. Além das linhas regulares de articulados, o Transbrasil também oferece um serviço executivo de transporte de passageiros entre o Terminal Gentileza e o Aeroporto Internacional Tom Jobim.

  • Linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro – parador)

Horário: todos os dias, das 4h até meia-noite

Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações INTO, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Rubens Vaz, Piscinão de Ramos, Marinha Mercante, Lobo Júnior, Mercado São Sebastião, Cidade Alta, Vigário Geral, Irajá, Fazenda Botafogo, Jardim Guadalupe, Guadalupe e Terminal Deodoro.

  • Linha 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador)

Horário: todos os dias, das 4h até meia-noite

Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações INTO, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Santa Luzia, Cardoso de Moraes, Olaria, Ibiapina e Penha.

  • Linha 90 (Terminal Gentileza x Fundão – parador)

Horário: todos os dias, das 4h até meia-noite

Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações INTO, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Maré e Terminal Fundão.

  • Serviço executivo Terminal Gentileza x Galeão – sem paradas

Horário: todos os dias, das 6h à meia-noite

Imagem: Reginaldo Pimenta/Agência O Dia

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.