Caio inicia entrega dos novos ônibus do Sistema de Transporte Coletivo de Itabuna (BA)

Contrato da empresa Atlântico Transportes com a Prefeitura prevê idade máxima de sete anos para os veículos do município.
Image

A encarroçadora Caio, com sede em Botucatu, São Paulo, começou a entregar no final desta semana as primeiras unidades dos 35 novos ônibus que irão operar no Sistema de Transporte Coletivo do Município de Itabuna, na Bahia. Os veículos que foram adquiridos pela Atlântico Transportes, operadora do sistema, foram vistoriados por equipes da Prefeitura de Itabuna na última terça-feira (09) e ontem, dia 11 de abril, as primeiras unidades já foram flagradas a caminho do município do sul baiano. As primeiras unidades devem chegar ainda nesta sexta-feira (12) na garagem da empresa.

A Atlântico opera no município desde janeiro de 2021, quando iniciou mediante contrato emergencial a operação. Em maio de 2023, através de processo licitatório, se tornou vencedora da Concorrência Pública aberta pela Prefeitura. Com a chegada desses 35 novos veículos a empresa atenderá uma das normas do edital, que prevê a renovação de 60% da frota operante na cidade, já que a idade máxima prevista no contrato da Prefeitura com a empresa é de 7 anos.

Os modelos adquiridos são do modelo urbano Apache VIP V, configurados com três portas, plataforma de acessibilidade do tipo escada na porta central, com o embarque realizado pela porta dianteira, possui sistema de ar-condicionado da marca Arco e contará com sistema de conexão por internet Wi-Fi via sinal de rede 3G/4G. A previsão dada pela Prefeitura é de que os veículos comecem a operar assim que forem liberados pela Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN) do município, que deverá ocorrer no início de maio.

A empresa optou por utilizar nos modelos o chassi Volkswagen 17.230/S Euro 6, que são montados com o motor de 4.6 litros MAN D08 34, capaz de entregar 225 cv de potência (166 kW) a 2.300 rpm e 850 Nm de torque entre 1.300 e 1.800 rpm. Além disso, os novos ônibus já contam com nova tecnologia SCR no sistema de emissões, que atendem o baixo nível de emissões exigidos nela norma Proconve P-8/Euro 6, sendo assim possível conciliar a alta performance, menor consumo de combustível e um transporte público mais sustentável.

Imagens: Rafael Wan Der Maas

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.