Nova frota do BRT transforma a mobilidade da cidade do Rio de Janeiro

Aumento da frota e novos corredores trazem benefícios significativos para os cariocas.
Image

A implantação da nova frota do Sistema BRT (Bus Rapid Transit) da cidade do Rio de Janeiro não apenas modernizou o sistema de transporte público, mas também proporcionou uma série de benefícios tangíveis para os moradores da cidade maravilhosa. Com ônibus articulados amarelos, os cariocas agora desfrutam de mais conforto, segurança e, acima de tudo, uma melhor qualidade de vida, com redução significativa no tempo de deslocamento diário.

Antes da municipalidade reassumir a gestão do Sistema BRT em março de 2021, apenas 120 ônibus operavam nos três corredores então em funcionamento. Atualmente, a nova frota representa um aumento exponencial, com 515 modernos veículos em circulação. No total, são 713 ônibus adquiridos, todos com tecnologia Euro 6, menos poluentes.

A ampliação da frota não apenas aumentou as opções de transporte entre as zonas Norte, Oeste e o Centro da cidade, mas também reduziu significativamente os tempos de espera nas estações. Na Transoeste, por exemplo, os intervalos nos horários de pico diminuíram em até 72%, enquanto na Transcarioca e na Transolímpica, a redução foi de 59% e 63%, respectivamente.

Além disso, a inauguração da Transbrasil e do Terminal Intermodal Gentileza abriu novas oportunidades de conexão para os passageiros cariocas. Prevê-se que o Terminal Gentileza, o maior terminal integrador de transportes públicos do Rio, atenda cerca de 150 mil pessoas diariamente.

O corredor Transbrasil, com 17 estações e dois terminais em seus 26 quilômetros de extensão, está projetado para transportar até 250 mil passageiros diariamente até 2030. Com a ampliação dos horários de operação desde a segunda-feira passada (8/4), os intervalos de viagem da linha 60 (Terminal Deodoro x Terminal Gentileza) foram reduzidos para cinco minutos nos horários de pico. As linhas 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador) e 90 (Terminal Gentileza x Fundão – parador) agora funcionam com intervalos de seis minutos nos horários de maior movimento, o que deve resultar em uma redução de até 50% no tempo de deslocamento para os passageiros.

Imagem: Reprodução/ Prefeitura do Rio

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.