Técnicos do BNDES e do consórcio coordenador do projeto para a nova concessão do transporte coletivo visitam CCO da Urbs em Curitiba (PR)

Visita da comitiva faz parte da estruturação da nova concessão do transporte coletivo da capital paranaense.
Image

Em continuidade à estruturação da nova concessão ou Parceria Público-Privada (PPP) do transporte coletivo de Curitiba, técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e representantes do consórcio Oficina-Gpo-Rhein-Addax realizaram ontem (11) uma visita técnica à Rede Integrada de Transporte da cidade. O consórcio, vencedor do edital para a coordenação do projeto, é composto pelas empresas Oficina Engenheiros Consultores Associados (líder do consórcio), Addax Assessoria Econômica e Financeira, Rhein Schirato Meireles Sociedade de Advogados e TYLyn – GPO Sistran Engenharia.

Durante a visita, a comitiva teve a oportunidade de conhecer de perto diversas iniciativas de mobilidade urbana de Curitiba, incluindo os corredores dos BRTs, o Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs e alguns dos terminais de ônibus da cidade.

Ana Jayme, assessora de Investimentos do Ippuc, destacou a importância de que os representantes pudessem conhecer de forma mais detalhada o sistema de transporte da cidade. “É importante que esses representantes, que não são de Curitiba, conheçam nosso sistema de transporte. Por isso, hoje eles viram como funciona a nossa rede e alguns dos nossos mecanismos de administração pública”, explicou.

No CCO da Urbs, os visitantes puderam observar a gestão integrada do transporte coletivo através do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), proporcionando insights valiosos para o planejamento futuro.

f0008a768f00f30b85100b54cc7a199155083cfb

“Nós já tínhamos ouvido falar de todo esse sistema, mas ter a chance de ver tudo é outra coisa, além de facilitar o planejamento. Essa forma de monitoramento vai agilizar muitas das ações que ainda podemos fazer na cidade”, afirma o administrador da Oficina Engenheiros, Arlindo Fernandes.

Além disso, a comitiva teve a oportunidade de conhecer o Hipervisor Curitiba, uma ferramenta inovadora inaugurada pela Prefeitura para apoiar o planejamento da cidade. O Hipervisor, coordenado por 23 técnicos, integra diversas áreas da administração pública para facilitar o planejamento de políticas públicas e a gestão de riscos.

Paula Fogacci, gerente do projeto do BNDES, elogiou a dedicação de Curitiba ao planejamento urbano, dizendo que “Curitiba tem uma dedicação bem perceptível no planejamento urbano e na integração de todos os serviços da cidade e o Hipervisor deixa tudo isso mais evidente. Eu nunca tinha visto esse tipo de sistema, com tantas possibilidades”.

O cronograma dos trabalhos prevê a entrega do modelo para a concessão no primeiro trimestre do próximo ano, com consulta e audiência pública e publicação do edital de leilão até junho de 2025. O leilão deve ocorrer até setembro do mesmo ano.

Imagem: Divulgação/URBS

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.