Santa Cruz assume operações após fiscalização revelar irregularidades nas linhas intermunicipais da Expresso Gardênia em Minas Gerais

Ações coordenadas pela Seinfra e DER-MG resultam em autuações e retirada de circulação de ônibus por problemas de segurança e manutenção.
Image

A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) informou através de nota publicada nesta terça-feira (16) que, após conduziram operações de fiscalização nos dias 10, 11 e 12 de abril para investigar irregularidades na operação de linhas intermunicipais da Expresso Gardênia, realizou o recolhimento das Autorizações de Tráfego (AT) de dez véiculos da empresa devido a problemas de manutenção.

Esses veículos só poderão retornar à operação após a correção das irregularidades e passar por nova vistoria pelo DER-MG. Para garantir a continuidade do serviço aos usuários, a Seinfra concedeu autorização emergencial para a empresa Santa Cruz/SC Minas operar as linhas.

Durante os três dias de operação, 13 veículos foram abordados nas cidades de Passos, Cássia e Poços de Caldas, praticamente a totalidade da frota que atende a essas três localidades. Do total, 12 veículos também receberam autuações por problemas relacionados ao conforto e segurança dos passageiros, bem como por descumprimento dos horários estabelecidos.

A empresa atende 107 municípios no Sul de Minas e transporta quase 2 milhões de passageiros por ano. As ações foram desencadeadas em resposta a reclamações registradas por passageiros, destacando atrasos nas viagens e condições inadequadas de conservação dos ônibus.

Eriênio de Souza, Diretor de Regulação dos Contratos de Transporte Coletivo da Seinfra, enfatiza o objetivo da operação: “Nosso objetivo é verificar a qualidade do serviço prestado. Agora iremos analisar todas as irregularidades encontradas e, se necessário, poderemos iniciar um processo administrativo e aplicar outras penalidades, conforme previsto no Regulamento do Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal e Metropolitano de Passageiros (RSTC) e nos contratos firmados com a empresa.”

Em resposta aos questionamentos feitos pelo Ônibus & Transporte, no início da tarde desta quarta-feira, dia 17 de abril, a Secretaria de Estado informou a relação de linhas que estão sendo assumidas pela SC Minas em caráter emergencial, bem como os prazos legais para que a Expresso Gardênia apresente os veículos com seus vícios sanados, para recuperar a operação da linha. (CLIQUE AQUI e leia a atualização completa)

Imagem: Gabriel Leal

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.