GRU Cargo movimentou mais de 30.6 mil toneladas de cargas em março de 2024

GRU Airport consolida-se como principal terminal logístico para importações e exportações.
Image

A GRU Airport, concessionária responsável pela administração do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, divulgou que registrou a movimentação de 30,6 mil toneladas de cargas durante o mês de março de 2024. Desse total, 13,7 mil toneladas correspondem a itens importados, dos quais 182,1 toneladas foram processadas por meio dos armazéns de remessas expressas internacionais. Já as exportações somaram 16,9 mil toneladas movimentadas, com 205,2 toneladas processadas nos mesmos armazéns para envio ao exterior.

O aeroporto de Guarulhos solidifica sua posição como o principal terminal logístico para cargas internacionais, detendo 56% do mercado aéreo em março de 2024. No mesmo período, foi responsável por 46% de todas as importações via modal aéreo e 63% das exportações. No primeiro trimestre do ano, o market share do volume importado atingiu 42%.

Dentre os produtos mais transportados, destacam-se os do segmento automotivo, representando 29% das cargas nacionalizadas no Terminal de Cargas do Aeroporto de Guarulhos (TECA GRU), seguido pelo segmento farmacêutico com 18%, maquinário com 16% e eletrônicos com 9%.

Com uma malha aérea diversificada, o Aeroporto Internacional de São Paulo serviu como centro de conexão para 36 companhias aéreas regulares e não regulares em março. Das 34 que operaram regularmente, cinco atenderam ao mercado doméstico, enquanto as outras 29 focaram em voos internacionais, incluindo operações com aeronaves cargueiras.

O Terminal de Cargas do Aeroporto de Guarulhos é o maior complexo aeroportuário do país, com aproximadamente 190 mil m² alfandegados. Desse total, 100 mil m² são operados pela GRU Airport e 90 mil m² são geridos por terceiros. O terminal abriga o maior complexo frigorífico em aeroportos do Brasil, com capacidade de armazenamento de importação e exportação de cerca de 33.000 m³. As 24 câmaras frias atendem a todas as variações de temperatura e produtos, além de contar com 440 posições para contêineres refrigerados na importação.

Imagem: Reprodução/GRU Airport

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.