Abril Azul: menino de 12 anos com autismo constrói miniaturas de ônibus da EMTU

O talento do jovem minibusólogo ilustra a importância do transporte metropolitano além do trajeto.
Image

Entre os milhões de usuários das linhas gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), algumas histórias transcendem o simples ato de viajar e dão significado mais profundo ao papel do transporte metropolitano. Uma dessas histórias é a de Arthur de Araújo, um jovem passageiro de 12 anos que expressa sua paixão por ônibus construindo miniaturas de coletivos com papelão.

Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos 4 anos, Arthur sempre demonstrou notáveis habilidades artísticas. Aos 6 anos, já desenhava ônibus detalhados. Residente em São Bernardo do Campo (SP), ele utiliza as linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU em seus compromissos diários.

pasted image 0

“Sua rotina no transporte público contribuiu para o despertar de sua paixão pelos coletivos”, comenta Maria Aparecida Lopes, 50 anos, mãe de Arthur. “Seus desenhos evoluíram para modelos detalhados em papelão. Começou a assistir vídeos na internet, aprimorou suas habilidades e surgiu o interesse em criar algo diferente”, conta Maria.

Neste mês marcado pela campanha Abril Azul, que busca conscientizar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a EMTU convidou o jovem minibusólogo para uma visita à garagem da NexMobilidade, em São Bernardo do Campo, para conhecer de perto a operação e manutenção dos veículos.

Arthur acompanhou os bastidores do transporte metropolitano, conhecendo a valeta, borracharia, funilaria e a limpeza dos coletivos. Embarcou e deu um passeio em um ônibus personalizado pela NextMobilidade, adesivado em apoio à campanha Abril Azul. Na ocasião, recebeu da EMTU um modelo impresso de ônibus para montagem.

Seus ônibus montados foram expostos no Terminal Metropolitano Diadema da EMTU, na 13ª edição do Expominis, um projeto que oferece aos passageiros miniaturas de ônibus para conhecer a história do transporte público. Arthur recebeu da NextMobilidade e da EMTU uma camisa de motorista e um cordão para crachá.

Para Paulo Reis, gerente de Marketing Institucional da EMTU, histórias como a de Arthur motivam ainda mais o trabalho de todos para oferecer um transporte de qualidade, inclusivo e inspirador. “Transportamos vidas e suas histórias de lutas e alegrias. É uma grata surpresa e motivo de felicidade contar com Arthur nos ônibus metropolitanos. Ele nos inspirou com seu talento e entusiasmo pelo transporte”, comentou Paulo.

Imagem: Reprodução/Governo de SP

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.