Emdec já emitiu mais de 1.9 mil autuações por invasão das faixas exclusivas do BRT em Campinas (SP)

As autuações foram emitidas entre os meses de janeiro e março de 2024.
Image

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) está reforçando as orientações para que os motoristas respeitem a circulação dos ônibus do transporte público nas faixas exclusivas. Os corredores dedicados ao transporte proporcionam mais agilidade e previsibilidade na circulação dos ônibus, priorizando os meios de deslocamento coletivos. É importante ressaltar que circular indevidamente nas faixas exclusivas é uma infração de trânsito gravíssima.

Os corredores do Bus Rapid Transit (BRT) são de uso permanente e exclusivo das linhas BRT. Além disso, Campinas conta com faixas exclusivas que funcionam das 6h às 8h e das 16h às 19h, de segunda a sexta-feira. Essas faixas visam ampliar a fluidez do trânsito em geral, preservando a circulação exclusiva para o transporte público coletivo durante os horários de pico, quando a circulação dos ônibus é maior.

A Emdec enfatizou a importância de priorizar a circulação das linhas BRT nos corredores exclusivos das avenidas John Boyd Dunlop, Amoreiras e Ruy Rodriguez, especialmente durante o período que antecedeu a operação gradativa das sete linhas BRT.

A fiscalização da circulação nas faixas exclusivas é realizada pelos agentes da mobilidade urbana, e a proibição é devidamente regulamentada pelas placas de sinalização. Para dissuadir situações de desrespeito, a Emdec mantém agentes diariamente nos horários de pico nos principais corredores, com o intuito de desestimular a circulação indevida nas faixas exclusivas.

O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, destaca a importância do senso coletivo dos motoristas, ressaltando que as faixas exclusivas são destinadas à circulação dos ônibus, que transportam milhares de usuários diariamente e são meios mais sustentáveis de deslocamento em comparação ao transporte individual.

No período de janeiro a março de 2024, foram registradas 1,9 mil autuações por uso indevido das faixas exclusivas, um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa infração é considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, gerando sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e aplicação de multa no valor de R$ 293,47.

Faixas exclusivas para circulação de ônibus estão presentes em diversas vias de Campinas, como Lix da Cunha, Francisco Glicério, Dr. Campos Sales, Corredor Central, Benjamin Constant, entre outras. A sinalização viária nos locais indica o horário de funcionamento das faixas, garantindo uma circulação mais organizada e eficiente para todos os usuários da via.

Imagem: Divulgação/Emdec

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.