Os ônibus seletivos em Salvador

Relembre a última renovação da frota e o encerramento de um serviço que marcou a história da cidade
Image

Há oito anos, em abril de 2016, Salvador recebia, pela última vez em sua história, veículos 0 km voltados para o serviço de linhas seletivas, por meio da aquisição de 14 Marcopolo Ideales pelo Consórcio Salvador Norte.

Essa renovação marcou o fim de um ciclo de quase 20 anos sem aquisições de veículos “rodoviários” para o serviço seletivo. Os Ideales, de prefixos 10451 a 10464, possuíam configuração de fretamento, com 50 bancos sem banheiro, ar condicionado, posto de cobrador e catraca com validador.

Na época, os ônibus foram distribuídos em duas novas linhas criadas: S037 – Aeroporto x Centro Histórico (Via Paralela/Rodoviária) e S038 – Shopping Salvador x Centro Histórico. A tarifa delas era R$ 5, acima dos R$ 3,30 cobrados em outras linhas convencionais.

A prefeitura planejava expandir o serviço seletivo existente para outros bairros mais periféricos. Foram prometidos outros 48 veículos dos Consórcios OT Trans e Plataforma similares a estes, que operariam em linhas a serem criadas: Cabula VI x Itaigara; Boca da Mata x Itaigara; Ribeira x Itaigara e Mirantes de Periperi x Itaigara.

Tanto a S037 e S038, quanto o plano não deram certo e esses veículos foram alocados em outras linhas posteriormente. A chegada dos convencionais com ar em 2019 nivelou todas as linhas como convencionais e o serviço seletivo foi descontinuado. Os Ideales foram apreendidos pelo banco em 2021, no período em que a gestão municipal interviu na CSN.

Fonte e imagem: Ícaro Chagas

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.