Na manhã desta terça-feira (23) o Grupo de Trabalho responsável pela revisão e atualização do Plano de Mobilidade Urbana de Campinas (PMUC) se reuniu na sede da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), no bairro Vila Industrial. Esta foi a primeira reunião do Grupo e marca o início de um processo que visa repensar e aprimorar as políticas de mobilidade na cidade. A formação do Grupo de Trabalha foi instituída pela Portaria nº 001/2024 da Secretaria Municipal de Transportes (Setransp), publicada no Diário Oficial do Município no dia 9 de abril.
Estão como membros do Grupo diversos colaboradores, de diversas áreas, que possuem como objetivo revisar e atualizar o PMUC para atender às demandas atuais e futuras da cidade.
A reunião inaugural teve como propósito apresentar o escopo do trabalho que será desenvolvido pelo grupo, abrangendo etapas de diagnóstico, prognóstico, proposição e estruturação de ações e indicadores, bem como o monitoramento e atualização do documento. O cronograma estabelecido prevê reuniões semanais até o mês de dezembro para garantir o avanço consistente dos trabalhos.
Vinicius Riverete, presidente da Emdec, destacou a importância do PMUC para melhorar a qualidade de vida dos habitantes de Campinas, incentivando o grupo a pensar de forma inovadora e proativa. Por sua vez, o secretário de Transportes, Fernando de Caires, agradeceu o empenho dos participantes e salientou a relevância do trabalho conjunto para o sucesso da revisão.
A revisão do PMUC contará com o suporte técnico da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) e da WRI Brasil, evidenciando o papel fundamental da revisão do plano para abordar questões cruciais como o transporte coletivo, modos de transporte sustentável e segurança viária.
Reynaldo Neto, analista de mobilidade ativa da WRI Brasil, ressaltou o papel fundamental da revisão do plano para abordar questões cruciais como o transporte coletivo, modos de transporte sustentável e segurança viária. “Aqui em Campinas, essa revisão do Plano de Mobilidade tem um papel muito importante, porque é algo que há muito tempo é quisto e vai endereçar diversas questões que estão acontecendo em paralelo, como o transporte coletivo, pensar modos de transporte sustentável e a segurança viária”, avaliou.
A última versão do PMUC é datado do ano de 2019, vigente até os dias atuais, a versão está disponível para consulta no site da Emdec – emdec.com.br), na seção “Emdec“, sob o link “Mobilidade Urbana“, oferecendo transparência e acesso às informações relevantes sobre o planejamento urbano da cidade
Imagens: Carlos Bassan e Divulgação/Emdec
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.