Em nota, o Conselho Federal de Medicina Veterinária pede regulamentação urgente para transporte de animais em ônibus e aviões

CFMV destaca a importância de normativas para garantir segurança e bem-estar animal.
Image

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) enviou ao Ônibus & Transporte e outros sites da mídia especializada nesta quarta-feira (24), uma nota destinada as autoridades competentes, alertando sobre a urgência de regulamentação do transporte aéreo e rodoviário de animais no Brasil. De acordo com o Conselho, a questão é crucial para o bem-estar e a segurança dos animais, passageiros e profissionais da aviação civil e de transportes terrestres.

O transporte de animais, sejam domésticos ou selvagens, requer cuidados específicos para garantir que seja realizado de forma segura e responsável, respeitando suas necessidades fisiológicas e comportamentais. O CFMV destaca que a ausência de regulamentação adequada pode acarretar em riscos para a saúde e o bem-estar tanto dos animais quanto das pessoas envolvidas no transporte.

Reconhecendo a complexidade do tema, o CFMV informou que está empenhado em contribuir para a elaboração de normativas que assegurem padrões elevados de segurança, saúde e bem-estar animal. Se colocando à disposição das autoridades competentes, oferecendo sua expertise e conhecimento técnico-científico na área da Medicina Veterinária.

Porém, o Conselho destacou que é necessário a colaboração com outras instituições, como os ministérios dos Transportes, de Portos e Aeroportos, da Agricultura e Pecuária, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e da Saúde, além da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Polícia Federal, para abordar de forma abrangente os aspectos sanitários, de bem-estar animal e de segurança relacionados ao transporte aéreo de animais.

É fundamental estabelecer uma regulamentação clara e abrangente que considere as particularidades de cada espécie e raça animal, os riscos envolvidos e as medidas preventivas necessárias, como a participação de médicos-veterinários no processo de transporte.

Imagem: Reprodução/Gol

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.