Confira como foi a viagem de São Paulo à João Pessoa com a Catedral

Confira como foi nossa jornada de 66 horas.

A Viação Catedral tem se destacado no mercado pela imponência de seus ônibus de dois andares cortando os diversos Estados das regiões norte, nordeste, centro-oeste e sudeste. Prestes a completar 40 anos de existência, a Catedral atende 12 Estados brasileiros e tem uma das frotas de ônibus mais novas do país.

No dia 10 de abril, fomos conhecer os serviços oferecidos pela Viação Catedral e iniciamos a viagem entre as cidades de São Paulo/SP e João Pessoa/PB na linha São Paulo/SP X Natal/RN via Uberlândia.

O ônibus que realizou a viagem foi o novíssimo 24406, um Paradiso G8 1800 DD Volvo B460R 6X2 Euro 6 com apenas 16.000 km no dia da viagem. Em sua configuração 100% semileito, o veículo dispõe de 60 poltronas, sendo 48 no piso superior e 12 no piso inferior, todas com porta-copos, suporte para bolsas, descanso para pés e pernas, tomadas USB e cintos de segurança.

Oferece ainda sistema de ar-condicionado com dutos individuais da Valeo, janelas panorâmicas com vidros colados e cortinas plissadas, banheiro no piso inferior, luzes de leitura direcionais, itinerário eletrônico na cor âmbar produzido pela Valeo, piso amadeirado, porta-pacotes, bebedouro com água gelada, além de parede de separação com porta, iluminação em LED, interfone e DPM – Dispositivo de Poltrona Móvel da Ortobrás para fácil acesso de pessoas com dificuldades de locomoção ao interior do veículo.

Nossa viagem se iniciou às 08:00 saindo do Terminal Rodoviário do Tietê na capital paulista. Seguimos pela Rodovia Anhanguera por 94 km até a nossa primeira parada na Estação Rodoviária de Campinas para embarque de passageiros. Lá ficamos por cerca de 53 minutos até serem feitos todos os embarques de passageiros e encomendas.

De volta a Anhanguera, seguimos por mais 89 km, percorridos em 1 hora e 16 minutos até o Posto Pica Pau, no município de Leme, onde paramos para o almoço no Restaurante Mauro Bagatini. Nossa parada teve duração de 56 minutos no local que oferece banheiros limpos, comida muito boa e de preço acessível.

Uma coisa boa a se ressaltar é que a Catedral se preocupa com o custo de viagem dos passageiros realizando paradas em pontos de apoio que oferece valores que se encaixam no bolso daqueles que viajam com ela.

As 12:41 partimos de Leme e seguimos para Ribeirão Preto, onde chegamos após 127 km de estrada. Paramos na rodoviária da cidade por 34 minutos para mais embarques.

IMG 20240512 WA0162

Com boa reclinação, as poltronas semileito da Paradiso G8 da Catedral proporcionam um bom conforto para uma viagem longa como essa. O conforto térmico também é algo a ser destacado pois o ar-condicionado da Valeo deixa o veículo na temperatura ideal.

Já era noite quando paramos para a janta no restaurante Estância Gaúcha na cidade de Guará, ainda em São Paulo. Ficamos parados por 45 minutos nessa que era a nossa última parada paulista da viagem.

IMG 20240512 WA0174

De volta a estrada, andamos mais 84 km e paramos no Terminal Rodoviário de Uberaba, já em Minas Gerais, para mais embarques e também os primeiros desembarques de passageiros. Ainda na noite do dia 10 e madrugada do dia 11, paramos nas cidades de Uberlândia e Patos de Minas para mais embarques e desembarques.

Amanhecemos o dia na cidade de Montes Claros, no norte de Minas Gerais. Paramos no restaurante Via Montes por 55 minutos onde foi feita a limpeza do ônibus e aproveitamos para tomar um bom banho e fazer a primeira refeição do dia.

A viagem seguia tranquila pelas quentes terras mineiras através da BR 251. Sorte nossa que tínhamos água gelada e ar condicionado no interior do veículo nos salvando das altas temperaturas do lado de fora.

Na cidade de Padre Carvalho, no Posto União, foi onde almoçamos. Nos foi disponibilizado 45 minutos para o almoço e banho. Mais 95 km de BR 251 e a nossa próxima parada foi na cidade de Santo Antônio da Itinga, na Churrascaria Cometão, para esticar as pernas, tomar um café e bater um papo com as novas amizades feitas durante a viagem. Essa foi a última parada em Minas Gerais.

Depois de percorrer cerca de 174 km, chegamos em Vitória da Conquista, uma das principais cidades baianas. Já era noite quando paramos no Terminal Rodoviário da cidade onde vários passageiros desembarcaram e outros embarques foram feitos.

Imagem do WhatsApp de 2024 05 12 as 16.31.38 960250bc
Parada para desembarque em Vitória da Conquista/BA

Agora na BR 116, percorremos mais 68 km e paramos para janta na cidade de Poções. Paramos por 50 minutos e voltamos para a estrada encarar a noite e madrugada na BR 116.

Nossa parada seguinte foi na cidade de Jequié, na Rodoviária, as 22:27, onde mais pessoas desembarcaram. Lá foi bem rápido, ficamos apenas nove minutos no terminal rodoviário da cidade.

Sentimos um pouco de frio nesta madrugada. Pegamos nossa toalha e nos enrolamos para poder dar uma esquentada.

A primeira parada da sexta-feira foi no Terminal Rodoviário de Feira de Santana. Foram realizados embarques e desembarques de passageiros e encomendas. Nossa parada na rodoviária da cidade durou pouco mais de 30 minutos.

IMG 20240512 WA0189
Rodoviária de Feira de Santana

Em Amélia Rodrigues, paramos no Posto Elite 2 para limpeza, abastecimento do ônibus e troca da equipe de motoristas. O ponto de apoio é grande com uma boa lanchonete e banheiros amplos e limpos. No local, que é o último ponto de apoio da Bahia, tinha vários outros ônibus da Viação Catedral para suporte em caso de necessidade.

Seguimos em direção a Salvador para desembarques. Por lá chegamos no amanhecer do dia e foi a parada lá foi bem rápida.

A partir de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, nosso caminho foi pela BA 099, conhecida como Linha Verde, rodovia litorânea que percorre as praias do Litoral Norte do estado, terminando na divisa da Bahia com Sergipe.

IMG 20240512 WA0192
Indiaroba/SE

Nosso café da manhã foi na cidade de Indiaroba/SE. O restaurante bem simples mas que oferece uma boa variedade de cardápio, com opções bem tradicionais da região como cuscuz, inhame, batata doce e aipim.

As próxima paradas em Sergipe foram na cidades de Estância e Aracaju, no Terminal Rodoviário Governador José Rollemberg Leite, onde chegamos por volta das 11:00 e foram realizados mais desembarques.

IMG 20240512 WA0193
Rodoviária de Aracaju

Depois de cruzarmos o tradicional e muito querido pelos nordestinos, o Rio São Francisco, chegamos ao Estado das Alagoas. Almoçamos na Churrascaria Monteiro Lobato, na cidade de São Sebastião. Local simples com comida barata e que sente falta de um ar condicionado porque é bem quente.

IMG 20240512 WA0199
Churrascaria Monteiro Lobato, na cidade de São Sebastião/AL

Em Alagoas paramos ainda nas cidades de Arapiraca, São Miguel dos Campos e em Maceió. Em todos os locais paramos para desembarques e para alguns embarques. Por fim, paramos na Churrascaria Cecato, no município do Rio Largo para jantar e tomar um bom banho e nos preparar para a chegada em nosso destino final.

Após entrarmos na BR 104, chegávamos ao Estado de Pernambuco. Nosso próximo destino era o Terminal Rodoviário de Caruaru, onde chegamos às 21:47 para desembarque de passageiros. Agora na BR 232, seguimos para a capital pernambucana, Recife. Primeiro paramos no garagem da Real Alagoas, parceira da Catedral na cidade para abastecimento do veículo e depois no Terminal Integrado de Passageiros TIP para mais desembarques, já na madrugada do sábado, 13/04.

Enfim chegávamos ao Estado da Paraíba por volta das 01:15 da manhã e pouco mais de 40 minutos depois finalmente chegávamos ao Terminal Rodoviário Severino Câmelo, em João Pessoa, nosso destino final, após 66 horas de viagem.

Conclusão

É sempre uma experiência gratificante viajar em um ônibus novo, e isso é precisamente o que a Catedral oferece. Com uma frota de 152 ônibus novinhos em folha, equipados com chassi Volvo de última geração, a empresa assegura conforto e qualidade para todos os passageiros. Além disso, os pontos de apoio da empresa oferecem preços acessíveis, e a extensa rede de destinos abrangidos pela empresa proporciona uma variedade de opções de viagem entre diversas cidades ao longo do trajeto.

Você também pode adquirir passagens da Viação Catedral aqui no Ônibus & Transporte através da nossa parceria com a Buson bastando clicar no banner da empresa em nosso site ou apenas clicando no link a seguir: buson.com.br. Não existe destino no país que o nosso leitor não conseguirá adquirir aqui em nosso site.

Imagens: Júlio Barboza

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.