Na manhã desta terça-feira (14), a Avanço Transportes retirou toda a sua frota das ruas, conforme informado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários da Região Metropolitana de Salvador (Sindmetro). A decisão foi uma resposta à fiscalização da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), que, segundo o sindicato, tem apreendido carteiras de habilitação dos motoristas, causando constrangimento e medo entre os trabalhadores.
A Agerba enviou uma nota ao Ônibus & Transporte esclarecendo sua posição sobre o ocorrido. A agência afirmou que está acompanhando a possibilidade de uma paralisação pontual da Avanço devido a problemas internos de gestão, conforme relatado pelo Sindmetro. Caso a paralisação se concretize no dia 17 de maio de 2024, a autarquia garantiu que cobrirá a lacuna deixada pela empresa com o apoio de outras operadoras do sistema.
Sobre a operação de fiscalização realizada hoje, a Agerba destacou que seu objetivo é melhorar o sistema de transporte, retirando de circulação veículos que não estão regulares, seja por falta de vistoria ou por operarem linhas de forma irregular.
A agência também desmentiu as alegações sobre a apreensão das habilitações dos motoristas, esclarecendo que o recolhimento dos veículos foi feito pelos próprios motoristas da Avanço e que, após os trâmites necessários, todos os documentos pessoais foram devolvidos.
A Agerba reforçou seu compromisso com a melhoria do transporte metropolitano e reconheceu que o período de mudanças pode trazer alguns impactos negativos. No entanto, a autarquia está empenhada em minimizar esses impactos para os passageiros e assegurar a qualidade do serviço.
Veja a nota da AGERBA na íntegra.
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA) está acompanhando a possibilidade da existência da paralisação pontual da empresa AVANÇO por problemas internos na gestão, pelo sindicato SINDMETRO e perante as empresas do sistema. A Autarquia vai cobrir esta lacuna deixada pela não prestação de serviço caso venha ocorrer no devido dia 17/05/2024 com a ajuda das outras empresas do sistema.
Sobre a operação de fiscalização ocorrida hoje, ela busca melhorar o sistema de transporte retirando de circulação veículos que não estão regulares no sistema, seja no quesito de vistoria ou até mesmo operando linhas de forma irregular.
A informação da apreensão da habilitação de motoristas impedindo a operação das linhas pela empresa Avanço não procede. O que ocorre é a necessidade de recolher os veículos, sendo realizado pelos próprios motoristas da empresa e logo após todos os trâmites, os documentos pessoais são devolvidos.
A AGERBA está trabalhando para melhorar a situação do transporte metropolitano. Estamos passando por um momento de mudanças, que podem trazer alguns impactos negativos, mas estamos nos organizando para que eles sejam os menores possíveis para os passageiros.
Imagem: Ícaro Chagas
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.