Na última sexta-feira, 24 de maio, o fotógrafo Jair Barreiros capturou imagens impactantes na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, onde antigos ônibus da frota da extinta Viação Itapemirim estão se deteriorando a céu aberto. Entre os veículos fotografados, destacam-se clássicos como o Tribus II, Caio Bela Vista, Ciferal Dinossauro e Busscar Vissta Buss, todos rodeados por vegetação que cresce rapidamente ao redor e dentro dos veículos.
Esses ônibus, alguns dos quais fizeram parte do antigo museu da empresa fundada por Camilo Cola em 1953, foram arrematados em um leilão realizado no último mês de março. O evento arrecadou alguns milhões, destinados a atenuar as dívidas decorrentes da falência da Viação Itapemirim. Entre os veículos leiloados, estavam dezenas de ônibus rodoviários, muitos ainda em condições de uso, vendidos por valores entre R$ 50 mil e R$ 70 mil, em média.
Em outra descoberta recente, nossa equipe registrou pelo menos dez antigos ônibus da Viação Itapemirim em estado de abandono em um terreno na cidade de Feira de Santana, BA. Esses veículos, que incluem modelos das renomadas carrocerias Busscar e Marcopolo, equipados com chassis Mercedes-Benz e Volvo, têm sofrido com a exposição às intempéries e a ação do tempo, estando há anos em condições de deterioração.
O estado desses ônibus históricos representam a decadência de uma empresa que foi icônica por muitos anos no transporte rodoviário brasileiro.
Imagens: Jair Barreiros
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.