Rota Solidária: transporte do Rio de Janeiro se une ao Hemorio para incentivar doação de sangue

Campanha pioneira oferece passagens gratuitas e descontos em aplicativos de transporte para doadores, de 10 a 14 de junho
Image

Pelo segundo ano consecutivo, os modais de transporte do Rio de Janeiro se unirão ao Hemorio para incentivar a doação de sangue. A campanha, intitulada Rota Solidária, é uma das principais ações do Junho Vermelho e ocorrerá de 10 a 14 de junho, coincidindo com o Dia Mundial do Doador de Sangue.

O objetivo é facilitar o acesso dos doadores ao Hemorio por meio da gratuidade de passagens, com a meta de aumentar os estoques de sangue no mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação. Este ano, a campanha oferecerá 5,2 mil gratuidades para doadores.

“Depois do sucesso do ano passado, a Rota Solidária chega à sua segunda edição ampliada, com mais empresas do setor de mobilidade incentivando a doação de sangue. Esta campanha já se tornou uma tradição do Junho Vermelho, e estamos confiantes de que superaremos o número de doações de 2023. Essa é uma ação para a população do estado do Rio, sempre disposta a ajudar o próximo”, afirma Luiz Amorim, diretor-geral do Hemorio.

Participam da iniciativa as concessionárias MetrôRio, VLT Carioca, Semove, CCR Barcas e SuperVia, o aplicativo Uber, as empresas de bilhetagem eletrônica Riocard Mais e Jaé, com o apoio do America Football Club, que levará aos modais de transporte o mascote Sangue Bom.

Como participar

Para participar da Rota Solidária, os doadores devem se dirigir ao Hemorio, localizado na Rua Frei Caneca, 8, Centro do Rio, das 7h às 18h, e informar qual modal utilizaram. Após a doação, serão disponibilizadas duas passagens para cobrir os custos de deslocamento. Usuários da plataforma Uber receberão um desconto de até R$10 em viagens para o Hemorio, utilizando o código promocional HEMORIO. O código deve ser inserido na seção “Adicionar código promocional” no aplicativo.

Balanço e metas

Na primeira edição da Rota Solidária, 3.117 bolsas de sangue foram coletadas. A meta deste ano é engajar ainda mais pessoas neste ato de amor ao próximo, visando aumentar as doações em 70% comparado a 2023. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para manter os estoques regulares, é necessário que entre 1,5% e 3% da população doe regularmente. No Brasil, o índice atual é de 1,8%.

Quem pode doar

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar em boa saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens de 16 e 17 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais. Não é necessário estar em jejum, mas é recomendado evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação e não consumir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagens e piercings impedem a doação por seis meses, e perfurações na região oral ou genital são impeditivas enquanto houver uso da peça.

Doadores não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doenças de Chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas também não podem doar sangue.

Para mais informações, os interessados podem consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque-Sangue, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.

Imagem: Rodrigo Gomes

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.