Vitória da Conquista inicia testes com o maior ônibus do mundo

Neobus Mega BRT biarticulado da Atlântico Transporte e Turismo chega à cidade para avaliação operacional
Image

Vitória da Conquista, cidade do interior baiano, começou nesta semana os testes com o Neobus Mega BRT, considerado o maior ônibus do mundo, trazido pela Atlântico Transporte e Turismo (ATT). Com 28 metros de comprimento e capacidade para até 270 passageiros, o veículo promete revolucionar o transporte público local.

Equipado com chassi Scania F360 HA biarticulado, o ônibus tem configuração 8X2 e motorização dianteira DC13 114 / 360 hp Euro 5 (Proconve P-7), proporcionando uma potência máxima de 360 hp (265 kW) a 1.900 rpm e torque de 1.850Nm. O câmbio automático Allison GA868R possui seis marchas, além da ré, e o peso bruto total do veículo é de 43,5 toneladas.

Imagem do WhatsApp de 2024 06 22 as 12.03.56 553ba404

O Neobus Mega BRT apresenta cinco portas de acesso do lado esquerdo para embarque em estações de BRT e duas do lado direito no nível do solo. Para o conforto dos passageiros, o ônibus é equipado com 71 poltronas estofadas do modelo City, três aparelhos de ar-condicionado, janelas panorâmicas com vidros fumê, piso plástico antiderrapante e suportes pega-mão nos balaústres horizontais. Além disso, o veículo conta com itens de segurança, como saídas de emergência nas janelas e alçapões no teto.

Na última terça-feira, o veículo foi testado nas ruas de Vitória da Conquista para avaliar sua viabilidade operacional. Na quinta-feira, um treinamento com motoristas foi realizado sem passageiros. A próxima etapa dos testes incluirá a operação na linha R09 – Uesb X Centro, onde já circulam veículos articulados.

Imagem do WhatsApp de 2024 06 22 as 12.03.57 d605a608

Os testes visam verificar a adaptação do ônibus às condições de tráfego da cidade e avaliar o impacto na mobilidade urbana. A população de Vitória da Conquista aguarda ansiosamente os resultados, na esperança de contar com um transporte público mais eficiente e confortável.

Imagens: Rava Ogawa

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.