A empresa Penha passará a operar as linhas intermunicipais da Expresso Maringá no Estado do Paraná a partir do dia 1º de julho. A transição, que foi anunciada com exclusividade pelo Ônibus & Transporte na última quarta-feira, 26 de junho, já está oficialmente cadastrada no site do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).
De acordo com o DER-PR, as linhas que pertenciam à Expresso Maringá estão agora sob a responsabilidade da Expresso Nossa Senhora da Penha, ambas as empresas sendo parte do Grupo Comporte, controlado pela família Constantino. Alguns veículos da frota da Expresso Maringá já exibem a logomarca da Penha, incluindo ônibus urbanos que operam nas linhas metropolitanas.
História da Expresso Maringá
Fundada em 1954 por Motoya Yoshimura, Paulo Okamoto e Satiro Okamoto, a Expresso Maringá começou suas operações com quatro ônibus na linha Maringá-Cruzeiro do Oeste, em um trajeto de aproximadamente 150 km. Em 1956, a entrada da família Maruiti no controle acionário permitiu a expansão das rotas, incluindo a cidade de Campo Mourão e, posteriormente, várias outras cidades do Paraná.
Na década de 60, a empresa começou a operar em novas linhas importantes, como Londrina-Umuarama e Londrina-Foz do Iguaçu, passando por diversas cidades do estado. Em 1974, a Expresso Maringá iniciou a rota Umuarama-Curitiba e, em 1975, adquiriu a Viação Asa Branca, expandindo ainda mais suas operações.
Em abril de 2000, a empresa foi vendida e passou por uma modernização significativa, com novos ônibus equipados com ar-condicionado, poltronas anatômicas e outros confortos, sempre visando melhor atender seus passageiros.
A transição das linhas da Expresso Maringá para a Penha representa mais um capítulo na história do transporte intermunicipal no Paraná, prometendo manter o compromisso com a qualidade e a eficiência que marcaram a trajetória da Expresso Maringá.
Imagens: Divulgação Penha
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.