Cresce utilização do sistema Próxima Parada Luminator no transporte urbano sul-americano 

Sistema da Luminator amplia conforto, comodidade, segurança e eficiência para usuários e operadores
Luminator

O serviço de transporte coletivo urbano no Brasil vem, nos últimos anos, apresentando grande evolução no padrão de qualidade, com a adoção de veículos menos poluentes e de tecnologias que ampliam o conforto, a segurança e a comodidade para os passageiros. A Luminator Brasil, empresa especializada em tecnologias de transporte para ônibus e trens, prevê fornecer, em 2025, 800 sistemas Próxima Parada para clientes do Brasil e da América do Sul, com um crescimento de mais de 100% em relação a 2024, quando foram entregues cerca de 400 unidades.

“Somente nos últimos quatro meses, as cidades de Curitiba, no Paraná, e Santiago, no Chile, incorporaram às suas frotas 200 novos ônibus equipados com o Próxima Parada”, destaca Guilherme Demore, diretor da Luminator no Brasil. O Próxima Parada é uma das mais recentes tecnologias desenvolvidas para elevar o nível de conforto, comodidade e segurança no transporte público urbano e já está em utilização em cidades como Rio de Janeiro, Curitiba, Sorocaba (SP), Caxias do Sul (RS) e Goiânia, entre outras.

Luminator

Por suas características e pelos benefícios que proporciona aos usuários e operadores, diversas cidades estudam sua implementação. O sistema funciona em tempo real, fornecendo, por intermédio de avisos visuais e sonoros, informações importantes aos passageiros sobre a rota, próximas paradas no trajeto, tempo de translado, desvios e locais em obras, entre outras. Assim, o usuário pode programar melhor sua viagem.

Para o operador, o Próxima Parada permite um monitoramento mais eficaz das rotas, possibilitando ajustes conforme necessário. Além disso, auxilia na análise de dados, permitindo otimizações nas operações e na manutenção da frota, melhora o relacionamento com os usuários e, com a veiculação de publicidade, pode oferecer entretenimento a bordo e ser uma fonte de receita.

Luminator

De acordo com o executivo, um aspecto relevante que tem dificultado a maior adoção do Próxima Parada em cidades brasileiras são os desafios em termos de infraestrutura e a ausência de um sistema integrado de transporte público que permita a comunicação entre diferentes modais.

Imagens: Divulgação Luminator

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.