O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, participou nesta segunda-feira (28) de uma visita técnica às obras da Linha 17-Ouro, ao lado de representantes do Metrô de São Paulo e da SkyRail São Paulo, projeto da multinacional BYD. A linha, que utilizará o sistema de monotrilho SkyRail, tem operação prevista para começar em 2026 e deve beneficiar cerca de 100 mil passageiros por dia ao conectar o Aeroporto de Congonhas às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda da ViaMobilidade.
Durante a visita, o governador percorreu o túnel já concluído entre o aeroporto e a futura estação Congonhas, embarcando em um dos trens do SkyRail na estação Washington Luís e seguindo até a estação Vereador José Diniz. A bordo de uma das composições automatizadas, a comitiva pôde conferir o avanço do projeto, que desde a retomada das obras em setembro de 2023 saltou de 61,22% para 83,69% de execução, com destaque para o avanço de mais de 50 pontos percentuais nos sistemas elétricos, eletrônicos, de telecomunicação e sinalização.

“Estamos falando de uma tecnologia de ponta, que une inovação, eficiência energética e sustentabilidade. Ver esse projeto ganhando forma, etapa após etapa, é motivo de orgulho e reforça nossa confiança no potencial do SkyRail como um novo modelo de transporte para São Paulo”, destacou Alexandre Barbosa, Diretor Técnico da BYD SkyRail.
Tecnologia de última geração
A Linha 17-Ouro terá 6,7 km de extensão, com 8 estações e 14 composições com cinco vagões cada. Os trens são totalmente automatizados (sistema UTO) e operam com tecnologia CBTC, que permite maior regularidade e menor intervalo entre os trens. Cada composição comporta até 616 passageiros, com espaços acessíveis, ar-condicionado, iluminação em LED e autonomia de até 8 km com baterias próprias em caso de falta de energia.

Duas composições já estão no Brasil e estão em fase de testes. Outras duas aguardam desembarque no porto de Santos, e o restante segue em produção na China. “No primeiro semestre do ano que vem, a partir de março, começamos a fazer a operação assistida e, no segundo semestre, podemos iniciar a operação comercial”, adiantou o governador Tarcísio.
Solução sustentável para a mobilidade urbana
Desenvolvido pela BYD, o SkyRail tem como proposta ser uma alternativa moderna para grandes centros urbanos, com baixo impacto ambiental, alta eficiência energética e integração ao sistema metropolitano. A linha facilitará o deslocamento entre o bairro do Morumbi e o Aeroporto de Congonhas, reforçando o compromisso da empresa e do governo estadual com a mobilidade sustentável.
BYD: inovação com propósito
Presente no Brasil há mais de uma década, a BYD é líder global em veículos elétricos e híbridos plug-in. A empresa opera fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e está construindo o maior complexo fora da Ásia, em Camaçari (BA). Além de soluções em transporte, a companhia atua com painéis solares, baterias e armazenamento de energia. Em 2024, a BYD se consolidou como uma das principais montadoras do país, respondendo por 7 em cada 10 veículos elétricos vendidos e liderando o setor na transição para uma economia de baixo carbono.

Com a meta de ajudar a reduzir a temperatura do planeta em 1°C, a BYD reafirma sua missão de integrar sustentabilidade, inovação e mobilidade em seus projetos no Brasil e no mundo.
Imagens: Mônica Andrade / Governo do Estado de São Paulo
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.














