O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) realizou, nesta terça-feira (19/08), uma ação especial na Central do Brasil e no Terminal Américo Fontenelle para celebrar o primeiro ano da campanha educativa “Não Finja que não me viu: Ceda o lugar”. A iniciativa tem como objetivo reforçar o respeito à prioridade nos assentos dos ônibus e vans intermunicipais, promovendo uma cultura de gentileza e cidadania no transporte público.

Desde o seu lançamento, a campanha já realizou 16 ações de conscientização em diversas regiões do estado, alcançando diretamente quase 9 mil passageiros. Com abordagem educativa, os agentes orientam os usuários sobre o direito garantido pela Lei Estadual 8.415, que assegura prioridade a idosos, gestantes, pessoas com deficiência, obesos, passageiros com crianças de colo e indivíduos com mobilidade temporariamente reduzida.

Além das orientações ao público, fiscais do Detro-RJ verificam as condições dos veículos e a acessibilidade dos serviços prestados pelas empresas intermunicipais. “Nosso objetivo é transformar um simples ato de empatia em hábito. A prioridade no transporte público é um direito, mas também deve ser enxergada como gesto de respeito e cidadania”, destacou o presidente do Detro-RJ, Raphael Salgado.
A ação desta terça foi realizada em locais de grande fluxo de passageiros, com distribuição de materiais informativos e abordagens diretas, reforçando a importância do comportamento solidário no dia a dia do transporte coletivo. O presidente do Detro-RJ também afirmou que a licitação que será lançada nas próximas semanas deve contribuir para a melhoria da qualidade do serviço, fortalecendo um sistema mais seguro, eficiente e acessível para todos os fluminenses.

A campanha “Não Finja que não me viu: Ceda o lugar” integra uma série de iniciativas de caráter educativo promovidas pelo Detro-RJ, ao lado de ações como “Não Dê Carona ao Assédio”, que combate a importunação sexual no transporte público, e “Todos São Passageiros e Passageiras”, direcionada à garantia da acessibilidade e do uso do Vale Social. Denúncias de irregularidades podem ser encaminhadas à Ouvidoria do órgão por meio do portal OuvERJ (https://www.rj.gov.br/ouverj/).
Imagens: Divulgação Detro-RJ
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.













