A Prefeitura de São Gonçalo acompanhou, na manhã desta terça-feira (28), a entrega de 30 novos ônibus urbanos com carroceria Caio Apache VIP V, equipados com ar-condicionado, destinados à renovação da frota do transporte público municipal.

Os veículos foram apresentados na garagem da viação Mauá, localizada no bairro Boaçu, e integram a operação do Consórcio São Gonçalo, responsável pela prestação do serviço de transporte coletivo urbano no município.
Novos ônibus passam por processo de liberação antes de entrar em operação
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Transportes, os ônibus ainda não entrarão em circulação imediatamente. Antes disso, os veículos serão encaminhados ao Detran para etapas obrigatórias, como o emplacamento, além de passarem por uma nova vistoria técnica completa realizada pela Prefeitura.

Somente após a aprovação final e a emissão do selo de vistoria referente ao exercício de 2026, os veículos estarão aptos a operar nas ruas da cidade. A previsão é de que os novos ônibus comecem a circular em até 30 dias.
O secretário da pasta, Fabio Lemos, acompanhou a entrega e destacou o rigor na análise dos veículos.
Segundo ele, foram verificados itens como bancos, sistema de climatização, adesivos informativos, iluminação interna e o funcionamento das plataformas elevatórias para cadeirantes, além de outros componentes essenciais para a operação.
Consórcio reúne principais operadoras do município
O Consórcio São Gonçalo é formado por diversas empresas responsáveis pela operação do sistema municipal. Entre elas estão as viações Mauá, Icaraí, Rio Ouro, Galo Branco e Estrela, além da Auto Ônibus Alcântara, Expresso Tanguá, Auto Ônibus Asa Branca e Transportes e Turismo Rosana.

Todos os veículos operados pelo consórcio passam por fiscalização contínua da Prefeitura e só podem circular após aprovação técnica da secretaria e com o selo de vistoria em dia.
Vistoria anual da frota começa em maio
A Secretaria de Meio Ambiente e Transportes dará início, no mês de maio, ao processo de vistoria anual de 2026 de toda a frota municipal, incluindo veículos mais antigos.
Durante as inspeções, serão avaliados itens obrigatórios como informações gráficas, estado dos bancos, portas, plataformas elevatórias, iluminação e sinalização. Também serão verificados componentes de segurança, como pneus, limpadores de para-brisa, retrovisores, buzinas, cinto de segurança do motorista e o sistema de freios.
Meta prevê 100% da frota climatizada até 2027
A chegada dos novos ônibus com carroceria Caio Apache VIP V faz parte de um acordo firmado entre o poder público e as empresas operadoras, com foco na ampliação do conforto térmico para os passageiros.

Pelo cronograma estabelecido, 75% da frota deverá contar com ar-condicionado até 31 de dezembro de 2026. A meta final prevê que 100% dos ônibus municipais estejam climatizados até o fim de 2027.
Atualmente, mais de 65% da frota já possui ar-condicionado, indicando avanço no processo de modernização do sistema de transporte público da cidade.
Renovação reforça padrão de conforto e acessibilidade
Além da climatização, os novos veículos incorporam padrões mais elevados de acessibilidade, com plataformas para cadeirantes, e melhorias no ambiente interno, alinhadas às exigências operacionais e regulatórias do transporte urbano.

A introdução dos ônibus com carroceria Caio Apache VIP V também representa um avanço na padronização da frota, com foco em conforto, segurança e qualidade do serviço prestado à população de São Gonçalo.
Imagens: Jonnathan Smith / Divulgação Prefeitura de São Gonçalo
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.













