A Guanabara, empresa do Grupo Guanabara e uma das principais empresas de transporte rodoviário do país, com sede no estado do Ceará, está recebendo novos ônibus zero quilômetro com a configuração de poltronas leito total, ampliando a quantidade de veículos nesta configuração em sua frota. Com 14 metros de comprimento, os novos ônibus oferecem comodidade excepcional aos 43 passageiros, distribuídos entre 31 poltronas no andar superior e 12 no piso inferior.
Cada assento conta com tomadas USB individuais, cintos de segurança, descansa-pés e pernas, porta-copos e suporte para bolsas, proporcionando uma viagem agradável e segura. Os veículos estão equipados com chassis O-500 RSD BlueTec 6 da Mercedes-Benz, que possuem um motor MB OM 460 LA (Proconve P-8 / Euro 6) com 449 cv de potência máxima e torque de 2.200 Nm.
Os novos ônibus da Guanabara possuem o sistema de frenagem de emergência (ABA 5) que intervém em caso de colisão iminente com veículos em movimento ou parados na via, minimizando os efeitos de uma colisão. Este sistema é capaz de reconhecer ciclistas e pedestres em movimento, o que representa um grande avanço tecnológico. Ele opera utilizando um radar emissor de microondas na faixa de 77GHz combinado com a câmera do LDWS. Inicialmente, o ABA 5 emite um alerta visual e sonoro para o motorista. Se não houver reação, o sistema automaticamente realiza uma leve intervenção nos freios ou pode efetuar uma frenagem de emergência completa, se necessário. Isso reduz o risco de colisões e minimiza os efeitos de um eventual acidente. Além disso, os freios permanecem acionados após a parada total do ônibus até que o motorista efetue algum comando no pedal de freio ou acelerador.
Por meio do radar do ABA 5 e da câmera LDWS, o piloto automático adaptativo (ACC) permite ao condutor manter uma distância segura em relação ao veículo à frente, ajustando a velocidade do ônibus de acordo com o tráfego. Em situações de emergência extrema, se o condutor não reagir, o sistema freia automaticamente o veículo, minimizando um possível impacto. O ACC é ativado a velocidades superiores a 15 km/h. Independentemente de sua ativação, o motorista mantém total autonomia para acelerar ou frear usando os pedais, garantindo sempre o domínio do veículo.
Para garantir o conforto térmico durante a viagem, o sistema de ar-condicionado com dutos individuais está disponível em ambos os pisos. Além disso, os ônibus contam com uma série de recursos de última geração, incluindo sanitário no piso inferior, luzes de leitura direcionais, geladeiras em ambos os pisos, porta-pacotes para pequenas bagagens e janelas panorâmicas com vidros colados e cortinas plissadas.
Outras inovações incluem itinerário eletrônico em LED, bagageiro, sensor e câmera de ré, parede de separação com porta e o DPM – Dispositivo de Poltrona Móvel, que facilita o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. Com essa nova aquisição, a Guanabara reafirma seu compromisso em oferecer um serviço de alta qualidade, combinando conforto, segurança e tecnologia de ponta para seus passageiros.
Adquira suas passagens da Guanabara aqui no Ônibus & Transporte através da nossa parceria com a Buson bastando clicar no banner da empresa em nosso site ou apenas clicando no link a seguir: buson.com.br.
Imagem: Jovani Cecchin
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.