BYD entrega 60 novos ônibus elétricos para São Paulo e reforça liderança na mobilidade sustentável no Brasil

Com economia de até 70% nos custos operacionais, zero emissões e tecnologia de ponta, os veículos do modelo BYD D9W com carroceria Caio fazem parte do lote de 120 coletivos elétricos que ajudarão a ...
BYD

A capital paulista deu mais um passo decisivo rumo à mobilidade urbana de baixo carbono com a entrega de 60 novos ônibus 100% elétricos da BYD, realizada em cerimônia oficial na última quarta-feira (23), na Praça Charles Miller, Zona Oeste de São Paulo. O evento, promovido pela Prefeitura, marcou a primeira metade do lote de 120 veículos que serão destinados ao transporte público da cidade.

Produzidos com tecnologia de ponta, os novos ônibus são do modelo BYD D9W e contam com carroceria Caio. Com 12,98 metros de comprimento, capacidade para 80 passageiros e autonomia de até 250 km por carga, os veículos se destacam não apenas pela eficiência energética, mas também pela robusta infraestrutura de conforto e acessibilidade: ar-condicionado, Wi-Fi, portas USB, suspensão pneumática ajustável e piso baixo (Low Entry).

Além disso, os modelos são equipados com freios regenerativos, que transformam a energia das frenagens em recarga para as baterias — um diferencial que contribui diretamente para a redução do consumo de energia e aumento da autonomia.

Segundo Bruno Paiva, diretor de Vendas de Ônibus e Caminhões da BYD Brasil, a entrega demonstra o protagonismo da empresa no desenvolvimento sustentável da mobilidade nacional. “Produzir localmente um dos chassis de ônibus mais tecnológicos do mundo é motivo de orgulho para a nossa companhia. Essa entrega reafirma o compromisso da BYD com um futuro mais verde e eficiente”, declarou.

Durante a cerimônia, o prefeito Ricardo Nunes destacou os benefícios ambientais e sociais dos novos ônibus. “Com mais esses 120 veículos, deixaremos de consumir 35 mil litros de diesel por ano e evitaremos a emissão de cerca de 118 toneladas de CO₂ por ônibus, o que equivale ao plantio de 6.400 árvores por ano. Essa é uma conquista que melhora a saúde da população e oferece mais conforto e dignidade aos motoristas e passageiros”, afirmou.

Com os novos modelos, a cidade de São Paulo passa a contar com 183 ônibus elétricos BYD em operação, distribuídos entre cinco concessionárias que atuam nas zonas Noroeste, Oeste, Sul e Norte da capital. No Brasil, o número total de ônibus BYD em circulação ultrapassa 300 unidades.

Compromisso com o futuro

A BYD, que opera no Brasil há mais de uma década, vem expandindo sua presença com unidades fabris em Campinas (SP) — onde monta os chassis — e em Manaus (AM) — onde produz baterias de fosfato de ferro-lítio. A empresa também está construindo em Camaçari (BA) o maior complexo industrial da marca fora da Ásia, fortalecendo ainda mais a produção nacional de soluções sustentáveis.

Signatária do Pacto Global da ONU e participante ativa do Acordo Ambiental de São Paulo, a BYD tem como meta a redução da temperatura global em 1°C, contribuindo diretamente para o combate às mudanças climáticas com tecnologias de mobilidade limpa.

Com a entrega dos novos D9W, a empresa reafirma seu papel como protagonista da revolução verde no transporte urbano brasileiro — uma mudança que já está em movimento pelas ruas de São Paulo.

Imagens: Divulgação BYDSergio Barzaghi/Secom

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.