Scania lança chassi com motor dianteiro a etanol

Por redação WebTranspo Matéria / Texto: Redação WebTranspo Depois de lançar o chassi de ônibus K 270 4×2, de motor traseiro a etanol, que equipa a frota paulistana de transporte urbano, a Scania ...
Por redação WebTranspo
Matéria / Texto: Redação WebTranspo
scania 2012 3 rodoviarioDepois de lançar o chassi de ônibus K 270 4×2, de motor traseiro a etanol, que equipa a frota paulistana de transporte urbano, a Scania lança o primeiro com propulsor dianteiro movido com o combustível renovável, o F 270 4×2.
A novidade é classificada como urbana, mas pode ser utilizada em aplicações severas, em pavimentos irregulares e ambientes rurais, no fretamento de curtas e médias distâncias. Tendo em vista que uma das suas possíveis aplicações é o transporte de trabalhadores de usinas de cana-de-açúcar, o chassi estará exposto no estande da Scania durante a Agrishow 2012, que acontece de 30 de abril a 4 de maio em Ribeirão Preto (SP).

A Scania levou dois anos desenvolvendo o F 270 4×2. O chassi possui motor de nove litros, com potência de 270 cavalos e torque de 1.200Nm; distância entre eixos de 6.500mm, configuração que pode comportar carrocerias de 12,4 até 13 metros de comprimento; suspensões dos eixos dianteiro e traseiro de mola; coluna de direção ajustável; e tem como opcional freio ABS.
Com esta nova tecnologia, 90% da emissão de CO2 é minimizada em comparação com os motores a diesel. Os modelos a etanol da marca atendem à nova legislação de emissão de poluentes Proconve P7.