Novo Sistema de Transporte Coletivo da 4ª Regional de Rio Branco cria duas novas linhas

O novo Sistema de Transporte Coletivo da 4ª Regional de Rio Branco foi lançado pela prefeitura nesta terça-feira
Image

Por Opinião
Imagens Divulgação

O novo Sistema de Transporte Coletivo da 4ª Regional de Rio Branco, lançado pela prefeitura na terça-feira, 23, cria duas novas linhas de ônibus na capital. “Circular Ufac” e “Ipê” são os novos percursos que a empresa responsável por atender a região começará a fazer a partir de sábado, 27, quando as mudanças entrarem em vigor. Além do reforço na oferta, a nova organização do transporte público na região retira três linhas da região, que não se deslocarão mais até o Centro.

“Custódio Freire/Aeroporto”, “Tucumã/Rui Lino” e “Jorge Kalume/Distrito Industrial” são as linhas que deixarão de ir até o Terminal Urbano para circular dos bairros até o Terminal de Integração do Tucumã, próximo a Universidade Federal do Acre (Ufac). De lá os passageiros que precisarem ir até o Centro da cidade serão levados por cinco novos ônibus articulados e com ar-condicionado. Os novos veículos exclusivos para a 4ª Regional também foram entregues ontem.

1 Lançamento do Novo Sistema de Transporte Coletivo na regional Tucumã Fotos Assis LIma 19 2

A ideia é que o novo organograma diminua o tempo de espera dos usuários que utilizam as três linhas e que a ida até a região central seja feita de maneira mais confortável à população. Ao falar sobre as alterações, a prefeita Socorro Neri destacou que o fluxo de veículos de grande porte nas ruas do Centro será reduzido a partir do início do novo sistema. Além disso, ela destacou que as mudanças não causaram nenhum custo financeiro ao Município e vão beneficiar várias pessoas.

“Esse novo sistema é o tronco alimentado que terá linhas alimentadoras entrando nos bairros e deixando os usuários no Terminal de Integração do Tucumã, que pegarão os ônibus articulados para qualquer lugar da cidade. Iniciamos essa novidade na 4ª Regional, mas pretendemos estendê-la para os outros terminais de integração que já foram construídos e outros dois novos que estamos viabilizando para concretizar. Com as duas novas linhas, ofertamos mais conforto”, disse Neri.

A linha “Circular Ufac” circulará somente dentro da universidade acreana. Já a linha “Ipê” sairá do bairro de mesmo nome para levar os usuários até o Hospital Veterinário da Ufac. As demais funcionarão normalmente nos bairros que atendem e irão até o Terminal de Integração do Tucumã. A chefe do executivo municipal lembrou que a 4ª Regional foi escolhida para iniciar o novo sistema como forma de teste, em que a operação será acompanhada pela prefeitura de perto.

“É preciso acompanhar devidamente e fazer os ajustes necessários quando eles surgirem futuramente. Todo o objetivo é atender melhor os usuários do transporte público. Não há possibilidade de melhorar a mobilidade urbana de Rio Branco sem aprimorar o sistema de transporte coletivo. O uso individual de veículo causa colapso no trânsito das cidades. Vamos acompanhar passo a passo a implantação do novo sistema para levá-lo a toda cidade”, disse Neri.

Para informar a população sobre as mudanças, a prefeitura fará campanhas publicitárias em rádio, televisão, outdoor’s, busdoor e em grupos de aplicativos de mensagens. Além disso, a empresa responsável pela operação das linhas disponibilizará funcionários dentro dos ônibus para explicar aos passageiros a nova organização. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) também adotará a medida de disponibilização de servidores nos veículos.

1 Lançamento do Novo Sistema de Transporte Coletivo na regional Tucumã Fotos Assis LIma 19 1

Superintendente da RBTrans, Nélio Anastácio destacou que o novo Sistema de Transporte Coletivo não trará aumento no valor da tarifa de ônibus aos riobranquenses. Ele destacou que um planejamento para iniciar a novidade é feito desde o início do ano. “Com essa implantação a gente tira 12 ônibus de circulação do Centro, o que impactará positivamente no trânsito. Além disso há o aumento da quantidade de pessoas no carro. Enquanto os normais comportam 80 pessoas, capacidade máxima, os ônibus articulados conseguem transportar, em média, 148 passageiros”.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.