18 anos de Mascarello: Os três únicos do sistema de João Pessoa

Os três foram os primeiros e seguem sendo os únicos do sistema de transporte coletivo da capital paraibana.
Image

Por Ônibus Paraibanos com informações de Lexicar
Imagens
Rodrigo Gomes / JC Barboza / Paulo Rafael Viana / Diego Almeida Araújo

No último dia 30 de maio, a encarroçadora paranaense Mascarello completou 18 anos de atuação na produção de carroceria de ônibus.

A encarroçadora nasceu resultante da cisão da Comil, firma de controle familiar fabricante de carrocerias de ônibus e vice-líder brasileira no segmento de silos agrícolas. No contrato de divisão dos negócios, firmado no ano 2000 pelos controladores da empresa, as famílias Mascarello e Corradi, ficou acordado que à primeira caberia a Comil Silos e Secadores, e aos Corradi o negócio das carrocerias (que também levava a marca Comil). Em 2002, mantendo a atuação no setor agrícola, a família Mascarello decidiu retornar ao ramo de veículos, criando a Mascarello Carrocerias e Ônibus Ltda..

A fábrica de carrocerias foi construída em Cascavel (PR), ao lado da unidade de equipamentos agrícolas. Inaugurada em maio de 2003, foi a primeira indústria paranaense do setor.

No início de 2004 foi apresentado seu primeiro urbano, o GranVia, para chassis convencionais de 11,0 e 12,0 m com motor dianteiro ou traseiro, e em maio o GranMidi, para os recém lançados chassis urbanos médios. Apresentado nas versões urbana e fretamento, o GranMidi trazia design limpo e moderno, com nova grade, grandes para-brisas curvos e caixa de itinerários interna. 

No sistema urbano de transportes coletivos de João Pessoa. os modelos da Mascarello não fizeram tanto sucesso, tanto que, as primeiras e únicas unidades de modelos da encarroçadora paranaense só chegaram em 2018 adquiridos usados pela extinta empresa Marcos da Silva.

IMG 8129

As unidades são do modelo Gran Via Midi e foram fabricadas em 2011. São encarroçadas no chassi OF-1722M da Mercedes-Benz e têm origem cearense. Foram adquiridas zero quilômetro pela extinta empresa Montenegro, do sistema municipal de Fortaleza. Com o fim das atividades desta, várias unidades do lote foram para a Cearense, também municipal de Fortaleza e também extinta, mas três foram parar na Via Metro, de Maracanaú, do sistema metropolitano da Grande Fortaleza.

IMG 5941

As unidades possuem três portas, sendo a central equipada com elevador para cadeirantes, e letreiro eletrônico frontal da marca FRT.

As unidades são as seguintes:

09122: Ex-11109 da Montenegro e 0211130 da Via Metro.

09123: Ex-11110 da Montenegro e 0211131 da Via Metro.

09124: Ex-11108 da Montenegro e 0211132 da Via Metro.

No ano de 2019 houve uma cisão na Marcos da Silva dando origem as empresas São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida. Com isso, dois dos Gran Via Midi ficaram na São Sebastião com os prefixos 03123 e 03124, antigos 09123 e 09124 respectivamente na Marcos da Silva e o na Aparecida com o prefixo 09122, mesmo prefixo da antiga empresa.

Uma curiosidade sobre o 03124, antigo 09124 é que ele foi o primeiro “Love Bus” de João Pessoa. A ideia foi do motorista Paulo Gustavo da linha 512 – Bairro São José. Tudo começou com dois pequenos acessórios no para-brisa do ônibus. posteriormente o carro passou a ter a frente tomada por corações, ursos de pelúcia e vários adesivos de corações por todo o interior. Os donos da empresa de ônibus permitiram que ele o fizesse e gostaram da ideia.

Como o ano de fabricação dos três é 2011 e em João Pessoa os ônibus só podem rodar por 10 anos, esse deve ser o último ano deles em operação na capital paraibana.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.