Marcopolo Colômbia e BYD produzem microônibus 100% elétrico

A Marcopolo por meio da Superpolo, sua subsidiária na Colômbia, apresentou seu desenvolvimento mais recente, que irá operar em breve nas ruas da capital Bogotá: um ônibus de 9 metros com propulsão 100% elétrica, de plataforma BYD. O veículo de modelo New Senior, possui acessibilidade para passageiros em condição de mobilidade reduzida, com elevador hidráulico para cadeiras de rodas.

Possui as dimensões de um midibus, porém com elementos do motor e de segurança presentes em ônibus de maior porte. O motor localizado na parte traseira, permite a instalação de um painel de instrumentos amplo e legível, enquanto a porta entre eixos gera maior controle de acesso de passageiros e melhor isolamento e segurança do motorista. Conta com rodas de 19,5” em alumínio, que trazem uma aparência melhor, além dos freios ABS com sistema regenerativo, que permite que as baterias sejam recuperadas usando a energia cinética e a inércia do veículo em cada parada.

A força motríz do novo modelo provém do motor BYD TZ500XSA, que gera uma potencia de 268HP, e 234Kg/m de torque. Conta com o Sistema ECAS que fornece controle eletrônico. Assim, a altura e estabilidade do veículo são automaticamente reguladas. A direção é hidráulica, regulada por uma bomba elétrica.


A capacidade das baterias é de cerca de 162KwH, que se traduzem em aproximadamente 250km de autonomia, e um tempo de recarga que varia entre 2 e 3 horas, dependendo da quantidade carregadores que se conectem ao veículo. O salão dispõe 22 assentos, com capacidade total de transportar até 50 passageiros. Disponibiliza ainda, entradas USB entre as poltronas, além de câmeras de monitoramento.

O veículo fará parte do Sistema Integrado de Transporte Coletivo (SITP) TransMilenio, que faz o transporte na capital da Colômbia e é um dos sistemas de BRT mais bem sucedidos do mundo, sendo referência inclusive.

Com o novo veículo, os responsáveis acreditam que iniciam uma nova era para a mobilidade. Marcopolo e BYD trazem uma interessante solução que permitirá entregar um transporte com zero emissões de poluentes para a capital colombiana.

Por Colombiabus/Ônibus Minha Segunda Casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.