Volvo VM City é Caminhão do Ano no Prêmio Autodata 2021

A Volvo conquistou um importante primeiro lugar no Prêmio Autodata 2021, uma das mais prestigiosas e tradicionais premiações do setor automotivo brasileiro. A marca ganhou na categoria “Veículo Caminhão” com o modelo Volvo VM City. Organizado pela Editora Autodata, especializada em conteúdo editorial da indústria de veículos e máquinas, o prêmio reconheceu a performance de mercado desta versão do semipesado Volvo, lançada em 2020.

Clóvis Lopes, gerente comercial de caminhões da
Volvo

O premiado na categoria Veículo Caminhão do Prêmio Autodata é uma versão do VM 270cv voltada para operações urbanas e regionais. Com motor de 6 cilindros e 7,2 litros, tem transmissão manual de seis marchas e eixo traseiro de dupla velocidade, dando flexibilidade para o veículo rodar tanto na cidade como em rodovias. Este novo integrante da família VM tem cabine curta e é oferecido nas versões 6×2 e 4×2 e PBT de 23 toneladas. Pode ser implementado com baú, carga seca e caçamba.

Prêmio Autodata

Pioneiro no segmento empresarial do setor automotivo, o Prêmio Autodata está em sua 22ª edição, e este ano teve 51 empresas participando em 24 categorias. Por conta da pandemia, a cerimônia “Os melhores do setor automotivo” foi híbrida, com a participação presencial em São Paulo e também com o acompanhamento por meio de transmissão pela internet.

“Estamos mais uma vez reconhecendo a cadeia automotiva nacional e a grande importância de seus líderes e produtos. Eles ganham destaque por sua contribuição na indústria e na economia. Em momentos difíceis como estamos vivendo, o reconhecimento e a premiação são motivações adicionais para seguirmos em frente”, afirma Márcio Stefani, publisher da Autodata Editora.

Sucesso de vendas

Em 2021, o Volvo VM 270cv é o segundo caminhão mais vendido no segmento de semipesados no Brasil, tendo tido o maior crescimento nesta faixa de mercado desde quando a Volvo lançou o modelo. O segmento está aquecido, influenciado pela movimentação de transportes de apoio, distribuição regional e urbana. “Nós nos planejamos bastante para atender essa evolução: reforçamos a produção com a contratação de mais funcionários e ainda abrimos um segundo turno para o VM. O planejamento refletiu em expansão das vendas do modelo, com ganho de market share”, comemora Clóvis Lopes, gerente comercial de caminhões da Volvo.

Outras versões

Atualmente, o VM é responsável por uma oferta importante da Volvo tanto no segmento de pesados quanto no de semipesados, em dezenas de aplicações. Além do VM City, em 2020 a marca apresentou também o VM Light Mixer 8×4, para construção. Atualmente o VM é oferecido com motorizações de 220cv, 270cv e 330cv, e nas configurações de eixos 4×2, 6×2, 6×4, 8×2 e 8×4.

Destacam-se ainda as versões VM 32 toneladas, para construção e mineração, e VM Canavieiro Autônomo, que trafega sozinho em linhas de colheita de cana de açúcar, evitando o pisoteio de mudas e aumentando a produtividade nesse tipo de operação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.