Três mil empregos em risco e 20 empresas ameaçadas de cassação. Esses são os argumentos apresentados pela Associação Brasileira dos Fretadores Colaborativos (Abrafrec) para fazer novo protesto hoje em Araraquara. A entidade, que representa mais de 200 empresas fretadoras, quer chamar a atenção para a importância de serem tomadas ações concretas para evitar a paralisação das atividades das empresas de ônibus responsáveis pelo transporte fretado de passageiros. O ato ocorre na manhã desta segunda-feira (23), durante uma agenda do governador Rodrigo Garcia no Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR).
Apenas no estado, mais de 20 empresas que realizam viagens por fretamento estão ameaçadas de cassação em razão dos impasses nas negociações com a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). Caso isso ocorra, o prejuízo seria de mais de 3 mil empregos de trabalhadores com carteira assinada perdidos.
Esta é a segunda manifestação da classe no estado em menos de uma semana. Na última sexta-feira, 20, representantes do fretamento estiveram em Presidente Prudente e receberam uma proposta do governo, que julgam insuficiente.
Fonte: Associação Nacional dos Fretadores Colaborativos (Abrafrec)