Ex-07114, trucado da Transnacional vai para Cabedelo; lá será 51011

DER-PB é mais flexível em termos de idade média da frota, que no sistema municipal de João Pessoa é de dez anos. Transnacional aposta em veículos de maior capacidade na cidade portuária
Image

A Transnacional transferiu para a unidade metropolitana o carro 07114, que lá será 51011. O veículo deverá ser encaminhado para a linha 5101-Cabedelo/Direto.

A unidade, um Marcopolo Torino encarroçado em chassi OF-1722M da Mercedes-Benz, possui três portas, sendo a do meio equipada com elevador para cadeirantes e letreiros frontal e lateral da marca FRT de cor branca.

Esse remanejamento acontece porque o DER-PB é um pouco mais flexível na questão da idade média da frota, que em João Pessoa é de dez anos. Os veículos rodaram até agora no sistema pessoense por serem de maior capacidade, mas já eram raros e nem todas as linhas poderiam contar com eles.

Direto e (praticamente) reto

Agora, o veículo trucado será encaminhado para a linha Cabedelo-Direto, que já teve veículos de três eixos, só que micro-ônibus (no que proporcionalmente tinham tamanho de micrões).

A linha atende todo o município de Cabedelo e trafega em linha reta na maior parte de seu itinerário. A Transnacional já escalou o carro articulado 08088 na linha (não mudou ainda a numeração), e ele tem sido visto lotado em alguns horários, ou seja, a linha tem demanda para veículos de maior capacidade.

As próprias condições operacionais são favoráveis, visto ser uma linha que não faz muitas curvas. Alguns trechos da BR-230 já foram triplicados (e a obra ainda não acabou), de modo que onde a triplicação está concluída, há um ganho de tempo na operação da linha, que em João Pessoa opera praticamente dentro das faixas exclusivas.