De acordo com a MOBI-Rio, agentes do BRT Seguro, da Secretaria de Ordem Pública, detiveram 16 jovens por prática de vandalismo dentro de um BRT da nova frota na noite de sábado (07/01). Eles embarcaram na estação do BRT Marechal Fontenelle, no corredor Transolímpica, e cometeram várias ações de vandalismo dentro do ônibus, arrancando até os martelinhos de emergência para as janelas. Os agentes do BRT Seguro foram avisados pelo Centro de Controle Operacional da MOBI-Rio, após informação do motorista do articulado, detendo rapidamente o grupo, que desembarcou na estação do BRT Via Parque. Os jovens foram encaminhados a 16ª delegacia e cinco martelinhos, recuperados.
Também na noite de sábado, no Terminal Alvorada, um funcionário da MOBI-Rio flagrou dentro de um articulado novo que fazia a linha 53 (Alvorada x Sulacap expresso) a destruição da caixa do martelinho de segurança e sua retirada. Ele deteve o autor do vandalismo e chamou um agente do BRT Seguro. Foi feito registro de ocorrência na 16ª DP (Barra), onde o autor, um menor, ficou apreendido.
Essas ações criminosas acabam atrapalhando com a rotina operacional do transporte e na vida da população que usa o BRT. A MOBI-Rio tem um gasto mensal de R$450 mil com vandalismo na frota.
Ações do BRT Seguro em 2022
Os agentes do BRT Seguro conduziram 1.479 pessoas à delegacia, por furto ou vandalismo, nas estações e terminais. O programa é responsável por reforçar o patrulhamento nas estações deste meio de transporte com a presença de guardas municipais e policiais militares.
Fonte: Assessoria de imprensa MOBI-Rio