Polo G2: o ônibus africano da Master Fabricators

Veículos da fabricante de carrocerias podem ser montados em chassis de diferentes marcas, como Scania, Mercedes-Benz, MAN e Isuzu, tanto em 4x2 como em 6x2.
Image

A MASTER FABRICATORS LTD é uma empresa fabricante de carrocerias de ônibus localizada no Quênia, África Oriental. A empresa cresceu em um curto espaço de tempo e se tornou uma das líderes de mercado no fornecimento de vários tipos de carrocerias de ônibus na região. Seus veículos podem ser montados em chassis de diferentes marcas, como Scania, Mercedes-Benz, MAN e Isuzu, tanto em 4×2 como em 6×2.

IMG 20230417 WA0119

Recentemente, a encarroçadora apresentou um novo produto, o Polo G2, e esse novo ônibus chama a atenção por possuir características bastante parecidas com a de veículos que temos aqui no Brasil.

IMG 20230417 WA0126

Logo de cara, quem vê já observa que o modelo utiliza de faróis frontais semelhantes ao do Campione Invictus, da Comil. Na lateral, a tiara metálica e o design da carroceria com o detalhe que inicia nas janelas indo até o farol de milha no pára-choque dianteiro, e o que vai pra traseira e se conecta com o vigia são muito parecidos com o que a Marcopolo apresentou em 2021 na Geração 8. Ainda na traseira, aquela lanterna de G7 deixa o ônibus cada vez mais curioso. Como se não bastasse todas essas “semelhanças”, ainda utilizam o nome POLO G2. Coincidências demais né?!

IMG 20230417 WA0124

Internamente ele não aparenta ter alguma relação com produtos que temos aqui no Brasil, sendo então de acordo com a cultura que eles tem por lá, como por exemplo não serem cabinados e acesso por uma porta central. A direção é de acordo com a mão inglesa.

IMG 20230417 WA0122

Essa discussão fica ainda mais interessante após a recente informação de que a Marcopolo teria entrado na justiça contra reformadoras que fazem reestilização de modelos de ônibus anteriores em G8, sendo uma prática que segundo a Marcopolo, “podem representar riscos à segurança de passageiros, motoristas e demais pessoas e veículos nas rodovias.” Embora não se trate de uma reestilização, já que o veículo não é de fabricação da empresa gaúcha, o fato gera discussão.

IMG 20230417 WA0121

Imagens: Master Fabricators / Instagram
Texto: Wellington Cadore