Compliance: transporte com boas práticas de gestão e transparência

Setor promove a conformidade de ações e a lisura dos processos em todas as esferas da organização. A BRT Sorocaba realiza atividades alinhadas às leis e às políticas organizacionais.
Image

er um programa de compliance em uma empresa é promover e consolidar uma cultura de respeito e comprometimento com processos de forma ética e segura. No segmento de transporte essa é uma prática que cresce cada vez mais e, na BRT Sorocaba, este é um dos principais pilares da gestão. Desde a contratação de terceiros até a participação em projetos sociais, tudo segue critérios específicos.

O compliance tem como foco estar em conformidade com obrigações legais, processos corretos e as políticas corporativas da empresa. Tal metodologia orienta e delimita as boas práticas garantindo a isonomia e imparcialidade das ações a serem realizadas.  

Segundo Manoel Ferreira, diretor de operações, um programa de compliance para as empresas de transporte coletivo traz inúmeros benefícios dentro e fora da corporação, além de estabelecer limites que protegem a instituição e seus colaboradores.

“Temos uma política de qualidade e transparência que baliza as atividades e direciona o que pode ou não ser feito. O compliance é um setor fundamental que garante a lisura dos processos, assegura que sempre estaremos agindo de forma correta e reforça o nosso compromisso com o justo e todas as diretrizes legais”, frisa.

Aqui, a seleção de um fornecedor ou prestador de serviços vai além das qualificações técnicas e profissionais exigidas. No ato da contratação, o compliance auxilia na gestão de riscos, uma vez que, é possível conhecer o fornecedor de maneira mais profunda, entendendo quem ele é, seus valores, práticas éticas e de sustentabilidade, comprometimento, pontualidade, cumprimento de obrigações e outros aspectos que são antecipados ao saber com quem se está lidando. 

Fernanda Romero, advogada e responsável pelo setor de compliance da concessionária, destaca que no contato com este público se busca que as empresas compartilhem de valores e crenças similares aos que a BRT Sorocaba segue. “Temos diretrizes de relacionamento que são pautadas dentro dos princípios e valores de qualidade, segurança, transparência, integridade, trabalho em equipe, gestão participativa e orientação para resultados. Esses são os nossos critérios básicos”, ressalta.

Contribuição social

Outra vertente que também é beneficiada pela política de compliance é o setor social. A BRT Sorocaba investe em projetos e na melhoria da comunidade do entorno onde atua. Desde o início da operação até hoje, a empresa já realizou 25 doações destinadas a ações e instituições voltadas à saúde, educação, esporte e filantropia.  Entre alguns dos beneficiados, estão:

Saúde .::. Instituto Protea que custeia cirurgias, exames, consultas, radioterapias e quimioterapias contra o câncer de mama para mulheres de baixa renda.

Educação .::. Instituto Cactus e o Instituto Ponte voltados à educação para jovens em situação de vulnerabilidade social.

Esporte .::. patrocínio de evento da Associação Sorocabana de Futsal e doação ao Esporte Clube Nova Esperança de armários e vestiários (utilizados nas obras).

Filantropia .::. participação no 18° Natal do Bem, uma iniciativa que destina os recursos doados ao Instituto Pró-Queimados, a Escola de Cegos Santa Luzia e o Projeto Velho Amigo.

Além disso, doou passagens gratuitas durante a pandemia da Covid-19 facilitando o deslocamento de munícipes para que chegassem aos postos de vacinação, e também, durante o Mega Mutirão de empregos participando da retomada da economia. Recentemente, a BRT também fez uma doação de 500 cestas básicas para as vítimas das enchentes no Litoral Norte de São Paulo. Todas as ações sempre em conformidade com os princípios da ética e da política de compliance.