BRT Sorocaba reforça cultura da sustentabilidade

Além das soluções verdes, a empresa também realiza ações de coleta seletiva, diminuição no uso de copos plásticos e o treinamento de colaboradores sobre meio ambiente.
Image

No Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), a BRT Sorocaba reforça a importância de um transporte coletivo eficiente, inteligente, mas também, que seja projetado para as próximas gerações. Dentro do sistema BRT, a sustentabilidade faz parte da estrutura global e trabalha em sinergia com toda operação.

Em 2023, quase 500 colaboradores foram treinados e capacitados na abordagem do consumo consciente, redução de emissão de CO2 e reciclagem de resíduos. No dia-a-dia, a rotina foi impactada positivamente com a adesão de novos comportamentos e a implementação de medidas para a redução de danos ao meio ambiente, com uma diminuição de 90% no uso de copos plásticos e 100% na geração de resíduos de higiene (papel toalha foi substituído por secadores elétricos).

Terminal Sao Bento 2

Outro ponto importante é que todo material descartado pela BRT Sorocaba é enviado para a reciclagem, por meio de parceria com cooperativas de catadores localizadas em regiões próximas à garagem e aos terminais Vitória Régia e São Bento.

Manoel Ferreira, diretor de operações da BRT Sorocaba, explica que para ser uma operação amiga do meio ambiente é necessário ter uma equipe consciente e envolvida nos processos. ”A cultura da sustentabilidade é como reflorestar uma área. Temos que plantar sementes com novas ideias, adubar, regar, deixar tomar um sol, ter paciência e com o tempo, veremos germinar. Assim também funciona quando precisamos criar uma nova mentalidade. Todos os dias, plantamos uma mensagem de conscientização e valorização sobre o meio ambiente. Aos poucos e com o tempo, um novo comportamento é produzido e assim nos tornamos agentes de transformação na palavra e na ação”, ressalta.

Além da cultura da sustentabilidade, Ferreira ressalta as soluções verdes que tornam o projeto BRT Sorocaba um exemplo nacional de sistema de transporte coletivo moderno que também investe em tecnologias a favor do meio ambiente. Dentre as soluções, estão: o uso de energia fotovoltaica, reuso de água da chuva, iluminação em LED, conforto térmico com brises nas estações, frota com redutor de ruídos e poluentes.

Placas fotovoltaicas

As placas fotovoltaicas merecem um destaque, pois é um recurso que auxilia na economia de energia. Elas estão instaladas no Centro de Controle Operacional (CCO), nos terminais Vitória Régia e São Bento, e em 22 estações.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.