Double Decker Setra Top Class S431DT, o ônibus de até 91 poltronas

Modelo pertence a a quinta geração de modelos da fabricante alemã que teve sua produção iniciada em 2006.
Image

Hoje vamos conhecer um pouco sobre ônibus Europeu, que diferente dos modelos brasileiros tem zero conforto e podem comportar até 90 passageiros + motorista! A Kässbohrer Setra é uma montadora de ônibus Alemã do Grupo Mercedes-Benz que começou a produzir veículos em 1951 e atualmente é a segunda marca de veículos pesados mais vendidos do mundo.

O modelo de hoje é o Double Decker Setra Top Class S431DT que pertence a a quinta geração de modelos da fabricante alemã que teve sua produção iniciada em 2006, e seria a segunda geração de DD onde o primeiro foi o S328DT lançado em 1991. Assim como a Itapemirim fez na criação dos seus chassis Tecnobus, a Setra por ser ‘irmã’ da Mercedes utilizam no chassis e mecânica uma variedade de componentes similares.

Imagem do WhatsApp de 2023 06 07 as 20.32.39

O S431DT possui 13,89m de carroceria, e configurações internas diversas podendo transportar até 90 passageiros em sua máxima capacidade. Normalmente as empresas que possuem tal carro tem configuração para 78 ou 82 passageiros. No Brasil, se vemos 68 lugares já ficamos ranzinzas.

Uma das características dos ônibus europeus é a grande quantidade de passageiros que transportam sem o mínimo de conforto em viagens internacionais de longa distancia. Na segunda foto vemos um bagageiro alongado acoplado a carroceria para aumentar a capacidade de bagagens. Acredito que as montadoras tenham diferentes produtos para o gosto do frotista, porém não é comum de se ver ônibus com configurações do tipo “Leito”.

Nas fotos feitas em Barcelona, temos empresas como a Unilines e a AleNik da Sérvia e a Olimpic Travel da Romênia, e todos com o modelo Setra Top Class S431DT.

Imagem do WhatsApp de 2023 06 07 as 20.32.40

Existe atualmente um novo modelo do DD da Setra, que ficou muito bonito assim como este da segunda geração. Espero em outra oportunidade conhecer com mais detalhes internamente esses modelos, são muito bonitos!

Imagens e texto: Filipe Lima @napoltrona