Durante viagem de nossa equipe a Lima, podemos visitar a matriz de uma das mais tradicionais empresas de transportes de passageiros do Peru, a CIVA. Fundada na década de 70, a empresa atende serviço de fretamento, aluguel de ônibus e serviço rodoviário de passageiros, com linhas que partem da capital Lima para cidades como Cusco, Trujillo, Tacna, Puerto Maldonado, Tarapoto, Mancora, Piura, Arequipa e demais departamentos no sul e norte peruano.
O nome CIVA é um acrônimo das iniciais do sobrenome de seu fundador, dom Miguel Ciccia Vásquez II, que além de empresário bem sucedido, foi também político e compositor. Na vida política, fez parte do Partido Popular Cristiano (PPC), onde foi Secretário Nacional de Transportes. Como compositor, autor de 300 músicas, entre elas “Rosal Viviente”, considerada como hino de Piura. Dom Miguel Ciccia faleceu em 2006, vítima de um câncer generalizado.
A frota da CIVA é bem diversificada, contendo ônibus de um ou dois pisos. Em matéria de carroceria, a operadora dispõe de veículos da Marcopolo, dos modelos 1200, 1350, 1600 e 1800, em diferentes gerações. Da Comil, dispõe dos modelos Campione Vision 3.65 e Campione DD. Já com a Irizar, i6 e i6S de diversos tamanhos, muitos em 15 metros de comprimento, algo bem comum no Peru já que a legislação local permite. Conta ainda com microônibus Volare 4×4, para utilização em mineradoras.
Falando em chassi, a CIVA conta com veículos montados em chassi Volvo e Scania. Por percorrer trechos bastante acidentados, opta por adquirir os modelos mais potentes do mercado.
Atualmente, a CIVA disponibiliza três tipos de serviços: o EconoCiva – veículos com poltronas do tipo Semileito, o SuperCiva – veículos double-decker com poltronas Semileito e Leito, e o ExcluCiva – veículos double-decker com poltronas Leito Cama.
Em 100% da frota, a CIVA estampa nas laterais, frente e traseira dos ônibus o nome “Sr. Cautivo”, algo que sempre gera muitos questionamentos entre os admiradores de ônibus, que tentam descobrir o motivo e quem seria essa pessoa. O Senhor Cautivo de Ayabaca é uma imagem do Cristo Nazareno que representa o momento em que Jesus foi abandonado por seus discípulos, após ser capturado no jardim de Getsêmani. A imagem mostra um Jesus de túnica roxa, em pé, amarrado com uma cinta, que reflete profunda desolação em seu rosto. Em sua cabeça está uma coroa dourada de espinhos. A escultura está localizada no altar-mor da igreja de Nuestra Señora del Pilar, na cidade de Ayabaca, departamento de Piura, no norte do Peru, mesma região onde nasceu o fundador da empresa CIVA, o senhor Miguel Ciccia Vásquez II. Muito religioso, quando dom Miguel Ciccia fundou a CIVA na década de 70, decidiu então estampar como homenagem o nome do Sr. Cautivo em todos os ônibus da empresa.
Na matriz em Lima, a CIVA possui uma excelente estrutura que garante que a operação funcione perfeitamente. Além do setor de manutenção completo com profissionais qualificados, a empresa conta com o apoio do setor de tráfego, que monitora e direciona toda operação. O local dispõe de dormitório para descanso dos motoristas, refeitório, área médica, setor de abastecimento e escritórios.
Além do transporte de passageiros, a CIVA também atua no setor de encomendas, o CIVA CARGO, tendo inclusive um ônibus (Comil Campione Vision 3.45 de chassi Scania K380 de 15 metros de comprimento), que foi retirado todos os seus assentos, e após algumas modificações internas, serve apenas para o transporte de cargas.
Para embarque dos passageiros, além de utilizar os terminais rodoviários tradicionais, a CIVA possui terminais de embarque próprios, aumentando assim uma maior área de atendimento, para que o cliente não necessite se deslocar muito para realizar o embarque.
Nossa equipe agradece a CIVA pela disponibilidade em nos receber em sua garagem, e a parabeniza por sua competência e profissionalismo no transporte de passageiros no Peru.
Texto/imagens: Wellington Cadore