Conheça como é o dia a dia de uma garagem do BRT do Rio de Janeiro

A convite do BRT MobiRIO visitamos uma das garagens do sistema para mostrar o dia a dia das operações internas do sistema.
Image

Desde que o prefeito Eduardo Paes (PSD) assumiu a gestão da Prefeitura do Rio de Janeiro em janeiro de 2021, as operações do BRT carioca ganhou uma nova cara. Com nova administração, reforma das estações e o principal, uma nova frota de ônibus para substituir os antigos veículos que operavam desde o início do sistema BRT em 2012.

No final de 2016, havia cerca de 400 articulados circulando nos três corredores: Transcarioca, Transolímpica e Transoeste. No início da atual gestão, em março de 2021, apenas 120 estavam em condições de rodar, sendo que a maioria em estado extremamente precário. Em março de 2021, o município fez a intervenção no sistema e iniciou a implementação de medidas para a melhoria da qualidade do serviço prestado à população, com o aumento da oferta de articulados e foram criadas linhas eventuais, batizadas de “Diretão”.

Ainda é o ideal? Não. Falta o corredor Transoeste, corredor mais movimentado dos três dos corredores de BRT do Rio de Janeiro que está sendo totalmente reformado para oferecer para a população carioca um transporte mais digno, algo que não acontece desde a gestão passada da prefeitura.

Com início da gestão do prefeito Eduardo Paes, foram adquiridos 561 ônibus para o BRT carioca. Já foram entre 291 primeiros veículos adquiridos sendo 220 articulados e 71 ônibus modelo padron. Mais outros 270 articulados com a tecnologia Euro 6, atendendo as normas de emissão Proconve P-8, têm entrega prevista até março de 2024. O primeiro deles já está pronto e chegou no Rio de Janeiro no início deste mês.

Todos os ônibus contam com moderna tecnologia e são equipados com telemetria para análise de desempenho. Há interação com o usuário (microfone ambiente, painel de mensagens aos usuários que alertam sobre as próximas estações e alto-falantes), câmeras, portas reforçadas, aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema de bloqueio de porta que impede o movimento do ônibus enquanto as portas estiverem abertas, cabine segregada para o motorista, painel de temperatura, elevador para cadeirante, área reservada a pessoas com deficiência, tomadas USB em todas as poltronas, entre outros itens.

Uma novidade nos modelos padron é o piso elevado, já adaptado à plataforma do BRT, e portas dos dois lados do veículo. Além das duas para embarque e desembarque de passageiros nas estações, há duas de emergência do lado direito.

A partir de novembro deste ano, até março de 2024, a cidade receberá os outros novos articulados comprados pelo município para atendimento aos corredores Transbrasil e Transoeste – atualmente em obras. O primeiro corredor deve começar a operar gradativamente a partir do segundo semestre deste ano, e o segundo, no início de 2024.

Visita a garagem

Neste sábado, a equipe do Ônibus & Transporte, conjuntamente com as equipes do OCD Transportes e Portal Interbuss foram recebidas em uma das garagens da MOBIRio, empresa pública criada para a administração do sistema BRT da cidade maravilhosa para conhecermos um pouco do dia a dia da empresa.

A garagem que visitamos é a de Jacarepaguá, situada na Estrada Coronel Pedro Correia. Nesta garagem fica boa parte da frota da empresa que atende os corredores Transcarioca e Transoeste, os primeiros a serem requalificados pela prefeitura do Rio. Além de guardar os ônibus que atendem esses corredores, nesta garagem são realizados serviços de manutenção, limpeza e abastecimento dos veículos.

Durante a visita à garagem, podemos perceber o zelo com que a equipe de manutenção cuidam dos novos ônibus do BRT do Rio de Janeiro com o intuito de oferecer o melhor serviço para a população carioca, acompanhamos a lavagem de um dos ônibus articulados, assim como o check list final antes de iniciar mais um dia de operações para servir aos usuários do BRT.

Gostaríamos de agradecer à toda equipe de manutenção da MOBIRio pelo empenho e zelo para cuidar do nosso BRT e pelo carinho que recebemos durante a visita.

Imagens: Júlio Barboza