TEVX Higer marca presença no UPA na Unicamp

Evento de visita à universidade chegou à sua 18ª edição e contou com um Laboratório Vivo de Mobilidade Elétrica.
Image

A TEVX Higer aportou com a eletromobilidade na Universidade de Campinas (Unicamp), durante a 18ª edição do programa Unicamp de Portas Abertas – UPA 2023. Tradicional, o evento de abertura do campus aos estudantes do Estado de São Paulo e de outras localidades teve como tema “A educação Transforma” e esse ano apresentará como atração os ônibus da Higer: Azure A12 BR e o FE10 BR.

A grande novidade dessa edição foi o Laboratório Vivo de Mobilidade Elétrica: tecnologias de monitoramento e suporte à transição energética. Trata-se de um espaço criado para que os visitantes possam interagir com as novas tecnologias e que funcionará em frente à Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação – FEEC. Onde foi possível conhecer um dos ônibus da Higer, ouvir as explicações dos alunos do curso de engenharia sobre os veículos elétricos e ainda esclarecer detalhes técnicos, operacionais e sobre a tecnologia com o time TEVX que estará a postos para falar sobre as linhas Azure e FE.

Já o veículo rodoviário realizou rotas internas para que os visitantes experimentaram na prática o conforto e a tecnologia de eletromobilidade da TEVX Higer. Além disso, os visitantes participaram de um quiz e realizar uma visita virtual pelo – https://tevxhigerexperience.com.br/ passando pelo futuro centro técnico da montadora no Brasil e conhecer informações da marca e do portfólio elétrico.

“Para nós é fundamental essa aproximação entre academia e setor privado. São nos laboratórios das universidades que exploram ideias, nascem novas soluções e tecnologias cada vez mais ambientalmente responsáveis, por isso queremos possibilitar aos futuros estudantes que conheçam e experimentem o que há de mais moderno na eletromobilidade mundial e que isso os inspire em novos projetos”, afirma.

Marcelo Barella, diretor de operações HIGER Bus América Latina.

Modelos em exposição

Com mais de 9000 unidades em circulação em 138 países, o AZURE A12BR é uma versão desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro e chegará as ruas de São Paulo em breve, oferecendo o estado da arte em termos de tecnologia, segurança, conforto e a acessibilidade. Nesse último quesito destaca-se o piso baixo total de fábrica e um exclusivo sistema de “ajoelhamento” da suspensão, o que proporciona maior segurança, conforto e facilidade no embarque e desembarque de passageiros, além de corredores largos e rampa de acesso na porta central, fundamentais para os passageiros com mobilidade reduzida.

Toda essa incorporação de tecnologia reflete-se também no desempenho do veículo, que conta com um sistema de freios regenerativo, cujo dispositivo eletromecânico transforma a energia cinética liberada na frenagem em energia potencial, recarregando as baterias e contribuindo para aumento de autonomia do veículo em até 30%.

Com reduzido número de componentes e layout estrutural de fácil acesso, o resultado prático aos operadores é uma economia de até 60% em termos de custo de manutenção, frente aos modelos a diesel.

Já o veículo rodoviário FE10BR possui 10 metros de comprimento e capacidade para 41 passageiros alocados perfeitamente em assentos confortáveis, reclináveis e ajustáveis lateralmente. Além disso, conta com wi-fi, ar-condicionado ecológico de última geração, conectores USB para celulares, vidros com tratamento UV e cromoterapia. Traz opcionais exclusivos, como geladeira térmica, sistema de áudio e vídeo e porta usb para carregamento rápido.

Com autonomia que supera os 400 quilômetros, o veículo, por exemplo, pode percorrer a distância entre São Paulo, onde está o nosso Centro Técnico, até os Campus da universidade nas cidades de Campinas, Piracicaba e Limeira sem qualquer necessidade de recarga.

Ambos os modelos possuem recarga rápida de até 3 horas, Além disso, o conforto para os passageiros e motoristas é muito superior à frota que circula atualmente em São Paulo e os inegáveis benefícios para o meio ambiente, uma vez que emitem zero poluição e ruído.

Sobre TEVX HIGER

A operação no mercado brasileiro da HIGER BUS – líder mundial na fabricação de ônibus elétricos – está sob a responsabilidade do TEVX Motors Group (voltado para a oferta de soluções de mobilidade sustentável, com atuação na importação dos ônibus, na prestação de serviços de pós-venda, representação técnica das baterias CATL e a oferta de peças de reposição).

Com uma receita anual de US$ 5,5 bilhões e capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, a HIGER BUS exporta cerca de 30% da sua produção para dezenas de países. E em sua planta chinesa há uma linha dedicada ao portfólio brasileiro Azure.

Imagens: Divulgação/TEVX Higer