O anúncio realizado na última sexta-feira (12) durante coletiva de imprensa realizada pelo secretário de Estado de Mobilidade Urbana, Fábio Damasceno, o governo estadual informou que o estado deve receber até 200 novos veículos para a frota do Sistema Transcol, que opera na Grande Vitória. Dentre os veículos anunciados, Damasceno planeja a chegada de 50 veículos elétricos para operarem o sistema, adquiridos pelo próprio governo através do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.
Os veículos devem seguir o padrão entregue nas últimas renovações de frota, desde 2019 o estado já recebeu cerca de 740 novos veículos, todos com ar-condicionado e adquiridos zero quilômetro pelas empresas de ônibus. Os novos veículos também devem possuir motorização com tecnologias que atendem as normas de redução da emissão de poluentes, a norma Proconve P-8/Euro 6.
A opção pela aquisição de veículos elétricos, faz parte do Plano Estadual de Descarbonização, atualmente no estado já rodam quatro veículos que foram adquiridos pelas empresas: Serramar, Nova Transportes, Unimar e Santa Paula. Os novos veículos elétricos adquiridos através do PAC serão os primeiros adquiridos pelo governo e cedidos para a operação dos sistema, devido ao alto valor necessário para a aquisição.
São esperados uma renovação com 150 a 200 novos ônibus para a Grande Vitória, desconsiderando os 50 elétricos e os demais 150 veículos a diesel irão continuar sendo adquiridos pelas próprias empresas operadoras do sistema.
“Nós já fizemos um pedido dos novos veículos. Com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), um novo programa para a aquisição dos veículos, damos continuidade ao Plano Estadual de Descarbonização”.
Fábio Damasceno, secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura.
Os dados apontam que o Sistema Transcol transportam diariamente mais de 600 mil pessageiros e possui cerca de 1.7 mil veículos na frota, que realizam mais de 20 mil viagens diárias.
Desde o ontem (14), conforme o Ônibus & Transporte anunciou em primeira mão, a tarifa do Transcol foi reajustada e passa a ser de R$ 4,70 de segunda a sábado e R$ 4,10 para domingos e feriados.
Imagem: Artur Gonzaga