Três ônibus são recolhidos durante a operação Tolerância Zero na região de Nordeste de Belo Horizonte (MG)

Durante a operação, na tarde desta quarta-feira (28), seis infrações pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foram lavradas.
Image

Na tarde desta quarta-feira (28), a Prefeitura de Belo Horizonte, em Minas Gerais, realizou mais uma operação estratégica de fiscalização próximo as garagens de ônibus. O foco foi direcionado às irregularidades no serviço de transporte público da capital, através da operação Tolerância Zero, especialmente na região Nordeste da capital. Agentes da Sumob, BHTrans e Guarda Municipal inspecionaram oito ônibus pertencentes à frota de mais uma empresa operadora do sistema.

Ao todo, foram registradas 28 autuações, sendo seis delas referentes ao Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Três veículos foram removidos para o pátio do Detran, enquanto dois tiveram suas Autorizações de Tráfego (AT) retidas. Os problemas mais recorrentes identificados incluíram mau funcionamento do elevador, pneus desgastados, sistema de iluminação inoperante e tacógrafos com aferição vencida.

Esta fase da Operação Tolerância Zero direciona-se especificamente aos ônibus que têm recebido mais queixas por parte da população, registradas através de canais como o WhatsApp, PBH App e o portal de serviços da prefeitura. Além disso, a ação visa identificar os coletivos que operam sem a devida autorização de tráfego. Estes veículos são rastreados pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) através do SITBUS, um sistema conectado ao GPS que monitora cada deslocamento do transporte coletivo.

Na manhã do dia de hoje (28) as equipes também realizaram operações no bairro Floramar, que fiscalizou dez veículos de uma empresa da região, gerando quatro autuações e retenção da Autorização de Tráfego (AT) em três veículos por problemas nos elevadores. A empresa realizou a correção e apresentou os veículos ainda durante a operação para libera-los para atender a população.

A política de Tolerância Zero foi anunciada em 25 de janeiro e no primeiro mês foram realizadas 377 ações de fiscalização do transporte coletivo, com 3.079 ônibus vistoriados (alguns deles mais de uma vez), resultando em 3.724 autuações, 127 autorizações de tráfego (AT) recolhidas e oito veículos recolhidos ao pátio do Detran-MG

Além das autuações, recolhimento das autorizações de tráfego e dos veículos, as empresas concessionárias não recebem a remuneração complementar quando não cumprem as determinações da Lei 11.458/2023 em relação à pontualidade e qualidade dos veículos. Certa de R$ 21.5 milhões em multas já foram ajuizadas pela Procuradoria Geral do Município contra as empresas de ônibus, em razão do não cumprimento do contrato.

No dia de ontem (27), duas operações foram realizadas, uma durante a madrugada e outra no final da tarde, se somadas foram 36 autuações realizadas e 3 Autorizações de Tráfego (AT) recolhidas.

Imagem: Divulgação/PBH

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.