Goiás recebe o seu segundo ônibus elétrico ‘super articulado’ de 23 metros

O modelo utiliza o chassis elétrico da BYD, possui 23 metros, piso alto e é o primeiro a rodar no mundo com tais características.
Image

Já está em Goiânia, Goiás, o segundo ônibus elétrico que irá operar no Eixo Anhanguera da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (Rmtc Goiânia). Nesta quinta-feira (11) a unidade, numerada com o prefixo 1202, realizou treinamento com motoristas e operadores da empresa Rápido Araguaia. O veículo continuará nesta sexta-feira (12) a realizar treinamentos e testes de circulação na Região Metropolitana da capital goiana, mas, a previsão é de que o novo ônibus comece a operar com passageiros já no próximo sábado (13).

O projeto do Governo do Estado prevê que sejam aplicados no Eixo Anhanguera 59 unidades do modelo, sendo que seis já foram encomendados. A primeira foi apresentada no dia 23 de fevereiro deste ano, em um evento realizado no estacionamento do Estádio Serra Dourada, que contou com a presença de autoridades do Poder Público e representantes da BYD e Marcopolo, responsáveis pela produção das unidades.

O ônibus elétrico é um modelo biarticulado, que utiliza o chassi D11A da BYD, possui 23 metros de comprimentos, autonomia de 250 quilômetros. De acordo com a BYD, o modelo D11A foi desenvolvido para causar o mínimo possível de sobrecarga à rede elétrica das grandes cidades. Ele vem equipado com 516 kWh em capacidade de bateria.

As unidades que serão entregues para a região estão montadas sob a carroceria Torino Express, modelo urbano da Marcopolo, e conta ainda com sistema de ar-condicionado, plataforma elevatória de acessibilidade do tipo escada do lado direito e rampa do lado esquerdo, câmeras de segurança e internet Wi-Fi, representando um salto de qualidade em relação aos veículos utilizados anteriormente no sistema. Segundo o Governo do Estado de Goiás, os novos ônibus representam um investimento de R$ 1.6 bilhão, sendo R$ 1.2 bilhão destinados somente para a aquisição da nova frota e o restante para adequação de estruturas para receber os veículos.

Os modelos entregues são os primeiros ônibus elétricos nesta configuração a rodar no mundo, configurados com piso alto, possibilitando o embarque e desembarque em plataformas de nível.

Imagens: Carlos Júnior

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.