Nesta quarta-feira (24), a estação de trens da Central do Brasil, localizada na região central da cidade do Rio de Janeiro (RJ), recebeu um ponto de vacinação (PV) contra a gripe, em uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da SuperVia. O PV estará disponível também nesta quinta-feira (25) e, a partir da próxima semana, passará a ser fixo, com funcionamento toda terça e quinta-feira, das 8h às 17h.
O secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, ressaltou a importância dos pontos extras de vacinação para ampliar a cobertura vacinal na cidade. “O objetivo dos pontos extras é facilitar a vacinação, levar a vacina para locais onde as pessoas estão e garantir que a população se proteja contra a influenza”, afirmou Soranz. Ele destacou que o Rio de Janeiro já é a cidade que mais vacinou contra a doença, com quase um milhão de cariocas vacinados, e reforçou a meta de vacinar dois milhões de pessoas até o final da campanha.
Localizado no saguão da estação, antes das roletas, o ponto de vacinação permite que todas as pessoas possam se vacinar, sem a necessidade de pagamento de passagens. Equipes da SMS estarão presentes para orientar o público sobre a importância da vacinação e esclarecer dúvidas sobre a imunização.
A moradora de Ramos, Edna Moreira, de 62 anos, foi uma das que aproveitou o PV da Central do Brasil para se vacinar. “Importância total à vacinação. Tomo todo ano. Vacina é vacina, tem que tomar todas”, afirmou Edna.
Além da estação da Central do Brasil, a SMS estabeleceu parcerias com gestoras dos principais meios de transporte da cidade para levar a vacinação a locais estratégicos. Pontos de vacinação também foram instalados em estações do MetrôRio, Terminal Intermodal Gentileza, Aeroporto Santos Dumont e Rodoviária do Rio, facilitando o acesso à imunização para toda a população carioca.
Imagem: Edu Kapps/Prefeitura do Rio
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.