Curitiba recebe os primeiros ônibus elétricos do sistema de transporte público da cidade

Investimento de R$ 317 milhões marca início da eletrificação da frota na capital paranaense
Image

A cidade de Curitiba iniciou a modernização do seu sistema de transporte público com a chegada dos primeiros ônibus elétricos, parte de um investimento de R$ 317 milhões. Os veículos, de carroceria Caio eMillennium e chassi BYD D9W 20.410 – Padron piso baixo, foram fotografados neste sábado, transportados em carretas até a capital.

Desenvolvidos para aplicação urbana, os novos ônibus apresentam motor BYD-2912TZ-XY-A integrado em cada roda do eixo traseiro e um módulo de controle eletrônico de tração. Este modelo 100% elétrico adota o conceito Low Entry, eliminando degraus para facilitar o embarque e desembarque. A estrutura tubular de alta resistência e os freios a disco com ABS/EBS, incluindo um sistema regenerativo, garantem maior segurança e autonomia. A suspensão pneumática dianteira e traseira oferece conforto, enquanto o sistema de rebaixamento bilateral facilita o acesso dos passageiros.

Além desses, Curitiba receberá outros modelos, como Volvo BZL, BYD D11B, Eletra de 12,1 m e 15 m Padron, e Marcopolo Attivi, todos testados e homologados na região. Segundo Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs, o total das compras inclui seis modelos de piso baixo Padron, 28 articulados e outros convencionais, distribuídos entre 10 operadores de três consórcios.

O prefeito Rafael Greca destacou que este é o primeiro passo para eletrificar 100% da frota de ônibus da cidade. Até 2030, a meta é que 30% da frota seja elétrica, com a expectativa de alcançar 100% até 2050. Atualmente, Curitiba conta com 1,6 mil ônibus.

Para garantir a operação dos 70 novos veículos, a Copel, em parceria com a prefeitura, está mapeando e fornecendo a infraestrutura necessária para o carregamento dos ônibus, incluindo a adaptação de três garagens para suportar a demanda.

Os veículos registrados são das empresas Redentor, Azul, Sorriso de Curitiba e Glória.

Imagens: Lucas Macedo

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.