Os passageiros do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STTP) no Grande Recife voltaram a contar com ônibus nas ruas, na manhã desta quarta-feira (14), após o fim da greve dos rodoviários que durou 41 horas. A paralisação, que ocorreu entre segunda (12) e terça-feira (13), afetou cerca de 1,2 milhão de usuários, gerando caos nos principais terminais da cidade.
Com o retorno completo da frota, os terminais apresentaram um cenário de lotação, com muitos passageiros reclamando da falta de organização nas filas. A greve foi encerrada após uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), presidida pelo desembargador Fábio André de Farias, onde ficou decidido o reajuste salarial de 4,2%, o aumento do vale-alimentação para R$ 400, e a negociação futura do plano de saúde.
Esses dois dias de greve foram marcados por confusões e até depredações de veículos, segundo relatos da Urbana-PE, sindicato que representa os empresários do setor. Apesar das dificuldades enfrentadas, a categoria aceitou os termos do acordo após mais de quatro horas de negociação, e o transporte público foi normalizado.
O acordo também definiu que as horas não trabalhadas serão compensadas entre 1º de setembro e 30 de novembro, com limite de uma hora extra por dia. Além disso, os dias parados serão descontados dos salários dos rodoviários em até 90 dias, conforme decisão tomada com a participação do Ministério Público do Trabalho (MPT-PE).
Imagem: Paulo Rafael Viana
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.