O Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) iniciou hoje, às 8h, um teste experimental temporário com um micro-ônibus elétrico, que fará o percurso entre o Marco Zero e o Derby nos dias úteis. Aos finais de semana, o ônibus, com capacidade para 35 passageiros, cumprirá a rota entre o Cais de Santa Rita e Olinda. Esse teste, que seguirá até 3 de novembro, é uma parceria com a empresa Ankai do Brasil e o Consórcio Conorte, oferecendo um serviço opcional com tarifa de R$ 5,15 para o centro do Recife e de R$ 7,70 para o trajeto Recife-Olinda, aceitando pagamento com o cartão Vem Comum.
De acordo com Alex Carvalho, chefe de divisão de vistoria do CTM, o ônibus elétrico requer uma vistoria diferenciada devido ao menor número de componentes mecânicos. “É bem diferente dos ônibus a Diesel, que possuem partes móveis e sistemas de lubrificação. Mesmo com menos itens a serem inspecionados, é indispensável vistoriar o ônibus para garantir segurança e conforto”, afirmou.


Essa iniciativa é parte dos esforços do governo estadual em busca de soluções sustentáveis para o transporte na Região Metropolitana do Recife (RMR). Matheus Freitas, Diretor-Presidente do CTM, reforçou a importância do uso de energia limpa. “Nosso objetivo é investir em mobilidade urbana sustentável, reduzindo a emissão de poluentes e promovendo um ambiente mais saudável na cidade.”
Com esses testes, o CTM avalia alternativas ao Diesel e já estuda a homologação de outros modelos sustentáveis, incluindo veículos movidos a GNV.
Imagens: Divulgação Consórcio de Transporte Metropolitano
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.