A Expresso Caribus Transportes, operadora do transporte público na Região Sul de Cuiabá, firmou um acordo com o Banco Volvo, garantindo a retomada dos serviços essenciais à população. A conciliação foi realizada na tarde desta sexta-feira (28), resultando na liberação de 31 ônibus que operam diversas linhas da cidade.
O advogado Marco Aurélio Mestre Medeiros, responsável pela negociação, comemorou o desfecho positivo do caso. “Conseguimos uma importante liminar que assegurou os direitos da empresa e possibilitou a celebração de um bom acordo, respeitando a lei e resguardando o direito de milhares de passageiros de terem acesso a um serviço de qualidade. A missão, neste caso, foi cumprida”, destacou.
Desafios financeiros e impacto na operação
A Caribus Transportes, que emprega diretamente e indiretamente mais de 560 pessoas, enfrenta dificuldades financeiras devido ao pagamento insuficiente por parte da Prefeitura de Cuiabá. Segundo o advogado, a gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) não cumpriu integralmente os valores acordados no contrato de concessão, comprometendo mais da metade da receita da empresa.
Histórico do caso
A disputa entre a Caribus e o Banco Volvo teve início com uma decisão judicial proferida em 18 de fevereiro, que determinou a apreensão dos veículos. No entanto, no dia seguinte, a empresa obteve uma decisão favorável revertendo a medida e garantindo um prazo de 60 dias de proteção contra novas ações expropriatórias. Com o prosseguimento do processo, o banco recorreu novamente, levando o caso ao núcleo de conciliação da Justiça, que considerou o impacto social da retirada dos ônibus.
Neuritur amplia frota com dois novos Marcopolo Paradiso G8 1800 DD
Viagens para Recife são ampliadas pela Real Alagoas durante o Carnaval 2025
Gontijo recebe autorização da ANTT para operação simultânea em três trechos interestaduais
O advogado Marco Aurélio Mestre Medeiros destacou o papel fundamental da Justiça na mediação do conflito. “A possibilidade do devedor sentar numa mesa de negociação em forma igualitária ao seu credor, sem sofrer expropriação, proporciona uma segurança para o empresário, bem como para todos os envolvidos, credor, devedor e toda a população cuiabana”, afirmou.
Com o acordo firmado, os passageiros da Região Sul de Cuiabá podem contar novamente com o transporte público regular, garantindo o deslocamento diário de milhares de pessoas. A empresa agora se concentra em garantir a estabilidade financeira e operacional para manter o serviço de forma contínua e eficiente.
Imagem: Leon Gomes
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.