A partir desta quarta-feira (25), os trens da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em João Pessoa passarão a operar com grade horária ampliada. Serão 32 viagens diárias de segunda a sexta-feira e 16 aos sábados, retomando o ritmo anterior à redução imposta pelas obras de modernização da via férrea iniciadas em abril deste ano.
Os VLTs começam a circular às 4h30 no sentido Cabedelo e às 4h40 em direção a Santa Rita, encerrando as atividades às 19h16, com atendimento nas cidades de João Pessoa, Bayeux, Cabedelo e Santa Rita. O sistema possui 13 estações ao longo de 30 quilômetros de ferrovia e transporta, em média, 3,5 mil passageiros por dia.
A tarifa única segue em R$ 2,50, podendo ser paga em dinheiro ou via Pix nas estações de João Pessoa, Várzea Nova e Jacaré. A tabela atualizada de horários já está sendo afixada em pontos estratégicos das estações e, a partir do dia 25, também estará disponível nas redes sociais da CBTU e no aplicativo Meu Trem JP.
Segundo o superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto, a decisão de ampliar a grade se baseia na análise técnica de segurança e viabilidade operacional. “Ao constatarmos a possibilidade de oferecer mais viagens sem atrapalhar os serviços de modernização e manter a eficiência da segurança nas viagens, decidimos voltar com os horários antigos que proporcionam mais viagens e atraem mais usuários para o nosso sistema”, destacou.
Apesar de algumas frentes de obras ainda estarem em andamento, o avanço dos trabalhos já permite o aumento do fluxo de viagens, ampliando a oferta de transporte público acessível e eficiente para a população da Região Metropolitana.
Imagem: Divulgação CBTU
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.