IVECO BUS fornecerá 100 novos articulados elétricos para operadora De Lijn, da Bélgica

Com entrega prevista para 2026, frota da IVECO BUS reforça compromisso da Flandres com transporte público 100% livre de emissões até 2035
IVECO BUS

A IVECO BUS anunciou, nesta segunda-feira (23), a confirmação de um novo pedido de 100 ônibus articulados elétricos do modelo E-WAY pela operadora belga De Lijn, responsável pelo transporte público da região de Flandres, no norte da Bélgica. As entregas estão previstas para começar no último trimestre de 2026 e fazem parte de um acordo assinado em 2023, que já contempla outras 141 unidades em fase de entrega.

Os novos veículos de 18 metros de comprimento serão totalmente elétricos, reafirmando o compromisso da De Lijn com um sistema de transporte público seguro, moderno e livre de emissões. Segundo a diretora-geral da empresa, Ann Schoubs, a meta é alcançar uma operação totalmente sustentável até 2035. “Os ônibus articulados representam uma parte significativa da nossa frota. Este novo pedido é crucial para avançarmos em nossa missão de oferecer um transporte atrativo e com zero emissões”, afirmou.

Os veículos virão equipados com rampa elétrica para acessibilidade, pontos de recarga USB, aquecimento e ventilação otimizados, além de visores de alta definição com informações em tempo real sobre paradas.

Giorgio Zino, diretor de Operações Comerciais da IVECO BUS Europa, comemorou a renovação da parceria: “Este pedido representa a maior frota de ônibus elétricos articulados da IVECO BUS em operação na Bélgica. É um reconhecimento importante da confiança da De Lijn na nossa tecnologia e compromisso com a mobilidade sustentável”.

O modelo E-WAY, protagonista desse fornecimento, já está consolidado no mercado europeu como uma das soluções mais eficientes em transporte urbano 100% elétrico, sendo operado em diversas cidades com elevados padrões de desempenho e conforto.

Com presença global e liderança na Europa em soluções de transporte público sustentável, a IVECO BUS oferece veículos com diferentes alternativas energéticas, como biometano, elétrico a bateria e célula a combustível. No Brasil, a empresa opera sua unidade fabril em Sete Lagoas (MG).

O novo lote de veículos representa mais um passo significativo na jornada de descarbonização do transporte público europeu e reforça o protagonismo da IVECO BUS na transição energética do setor.

Imagem: Divulgação IVECO BUS

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.

Compartilhe

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.