Viação Riograndense completa 70 anos

Uma das empresas mais tradicionais do Rio Grande do Norte e que leva o nome do estado nos seus veículos completou neste dia 21 de novembro de 2021, 70 anos de sua existência. A Viação Riograndense iniciou suas atividades em 1951, quando seu fundador Vicente Alves Flor adquiria um ônibus GM com carroceria de madeira, tipo bonde, e passava a operar a linha Nova Cruz/Natal – adquirida pelo seu irmão, Luiz Flor – três vezes por semana.

Nova Cruz, cidade natal dos fundadores da empresa, era também o berço da Riograndense. Com o crescimento da empresa, crescia a área de atuação da Riograndense, direcionada aos municípios próximos de Nova Cruz. O segundo veículo, adquirido ainda na década de 50, passou a operar a linha Santo Antônio/Natal. Em 1957, a empresa conseguira comprar o primeiro ônibus zero quilômetro; festa, felicidade e mais força de vontade para seguir a diante: Para quitar o novo ônibus, a empresa passou a operar o trecho Natal/São Paulo, em uma viagem de 14 dias (ida e volta), extremamente desgastante.

Os dados históricos da empresa destacam o desejo de seus fundadores em permanecerem atuando no Rio Grande do Norte. E assim, decidiram concentrar suas operações no estado, marcando presença nas linhas que ligavam municípios das regiões Agreste e da Região Metropolitana a Natal.

Ao longo dos anos, a história da empresa foi de crescimento, com a ampliação de linhas, renovação de frota constante, criação da empresa voltada ao turismo – a Riograntur, e até mesmo de uma outras empresa que também operaram linhas – como a São Cristóvão, na grande Natal, e a TransNatal, em Natal, ambas ligadas ao grupo proprietário da Riograndense.

Na história da empresa, há ainda sua atuação pelo sistema urbano de Natal, já que em 1990, a empresa também passou a operar linhas urbanas na capital, permanecendo até o ano de 2012 e sendo lembrada até hoje.

Infelizmente, a grave crise que afeta o sistema de transportes no estado e na região fez com que a Riograndense também passasse por graves momentos de dificuldades ao longo dos anos. Felizmente, a chegada aos 70 anos é de comemoração, com uma ampla atuação no transporte intermunicipal, com frota de qualidade, perspectiva de crescimento e atendimento a diversos municípios.

Ao longo dos anos, a empresa foi marcada pela aquisição de diversos modelos de ônibus e de chassis, dos mais diversos, prezando por veículos de qualidade para suas operações.

Em comemorações de aniversários anteriores, a empresa sempre fez questão de destacar o propósito da criação da Riograndense pelo seu fundador, com a famosa frase: “Quando as estradas de barro cortavam o interior e a travessia de rios era feita em canoas, um homem sonhou transportar os norte-riograndenses; levá-los mais longe a cada dia“.

Passados 70 anos, é inegável que o sonho foi alcançado, e que a empresa segue levando os norte-riograndenses mais longe a cada dia. Parabéns e vida longa a Riograndense!

Fonte: Unibus
Imagens: Acervo UNIBUS RN/Matheus Felipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.